Depois de 11 jogos seguidos, alternando empates e derrotas, o Recreativo da Caála conseguiu, finalmente, a sua 1ª vitória na presente edição do Girabola, tendo a vítima sido o FC Bravos do Maquis, com golos de Campos , Vovó e Love.
Em partida disputada esta tarde no estádio do Recreativo da Caála, 23 quilómetros da cidade do Huambo, os donos da casa foram superiores desde o início, não dando qualquer hipótese ao adversário, sobretudo na organização do seu jogo ofensivo.
Tal como em jogos anteriores, o conjunto entrou pressionante e durante os primeiros três minutos já tinha criado duas situações de perigo, protagonizadas por Gildo e Dudú. O primeiro ataque do FC Bravos do Maquis aconteceu somente aos 16', quando Chole rematou com perigo para a baliza do Caála.
A vitória dos donos de casa começou a ser construída aos 20', com golo de Campos, depois de um canto marcado por Dudú, tendo o defesa central saltado mais alto que os adversários na pequena área e de cabeça inaugurar o marcador.
Animado pelo golo, o Caála continuou dominante, com um futebol de ataque apoiado e com sucessivos cruzamentos para a área adversária, tendo aumentado a vantagem aos 36', por intermédio de Vovó, após receber dentro da área um passe de belo efeito de Gildo.
Desta vez, o golo teve efeito avassalador no conjunto "maquisarde", que desanimou e parou de atacar, ante o intensificar do ímpeto ofensivo dos donos de casa, numa alusão clara de que não desperdiçariam a oportunidade de somarem a 1ª vitória na competição, ao contrário de alguns jogos em que marcaram antes dos adversários.
O Recreativo da Caála tomou conta da posse de bola e facilmente passou a chegar mais vezes com perigo junto da baliza do FC Bravos do Maquis, cujo guarda-redes, Kizamba, tudo fez para impedir o dilatar do resultado ainda antes do intervalo.
Na 2ª parte, os visitantes reduziram a desvantagem logo no 2º minuto de jogo, por intermédio de Benvindo, depois de receber, dentro da área, um cruzamento de Miro. O atacante "maquisarde", num gesto rápido de rotação, rematou directo para a baliza, sem antes travar a bola.
O golo não desmotivou os donos de casa, que rapidamente assumiram o controlo do jogo e impondo pressão ao adversário no seu meio-campo, mas, ainda assim, o FC Bravos do Maquis dava sinais tímidos de querer igualar o marcador.
Aos 55', um lance rápido de contra-ataque, Love Cabungula ampliou a vantagem, num grande golo, ao rematar de primeira fora da grande aréa, após passe de Fémi, selando o resultado do jogo.
Daí em diante, o jogo só dava Recreativo da Caála, uma vez que os visitantes passaram a revelar dificuldades na organização do jogo, principalmente no meio-campo onde cometia muitos erros de marcação e circulação da bola.
Aos 67' Love voltou a assustar o guarda-redes Kizamba com um remate perigoso que passou a escassos centímetros do travessão, quando nas bancadas já se gritava golo.
Comentários