A direção do Sport Luanda e Benfica anunciou hoje a "suspensão temporária" do clube no 'Girabola' de 2017, o principal campeonato angolano de futebol, por motivos de ordem financeira.

"Decidimos, na sequência de uma reunião que tivemos com os órgãos sociais, em suspender temporariamente a nossa participação no 'Girabola' de 2017, porque vimos alterado o modelo de patrocínio do nosso clube", explicou à agência Lusa o porta-voz do clube, Sansão Salomão.

As 'águias' de Luanda terminaram o 'Girabola' de 2016 na sexta posição e o de 2015 na terceira, vencendo ainda a Taça de Angola na temporada de 2014.

"Estaremos ausentes das competições profissionais e vamos agora virar a nossa atenção para os escalões de formação do clube", disse Sansão Salomão.

Durante o período de suspensão do futebol profissional, o 'projeto' do Sport Luanda e Benfica "terá como objetivo primordial trabalhar nas camadas de formação" e "aliar a componente empresarial ao desporto", para criar "bases seguras para alcançar a médio prazo resultados desportivamente competitivos e financeiramente sustentáveis", explicou a instituição, que entretanto já tinha visto sair alguns dos seus jogadores do plantel sénior para clubes rivais da capital.

A época de 2017 de futebol arranca em fevereiro, decorrendo o 'Girabola' - que deveria integrar 16 equipas - até ao final de outubro.

A Federação Angolana de Futebol ainda não se pronunciou sobre este caso.