Alexandre Santos entrou para a história do Petro de Luanda ao sagrar-se, esta quarta-feira, tricampeão angolano de futebol, alcançando assim um feito que não se verificava há quase 30 anos.

A festa dos petrolíferos despontou com a vitória sobre o Wiliete SC, atual quinto classificado do Girabola, por 3-0. Julinho (7’) e Tiago Azulão (16’ e 29’) foram os heróis do encontro que deixou o líder luso maravilhado.

"Foi um jogo muito bem conseguido, conquistámos o tricampeonato com um jogo brilhante. Marcámos três golos, podíamos ter marcado mais. Ou seja, foi um jogo inteiramente controlado por nós. Foi uma excelente prestação, cheia de ambição e afirmação. Os jogadores estiveram excecionais e mereceram este 'tri', bem como a equipa técnica, o departamento médico, toda a estrutura e todo o staff que connosco trabalha todos os dias", começou por dizer Alexandre Santos a sua assessoria de imprensa.

"Foi uma bela história. Três épocas, três conquistas do Girabola. Ainda falta uma jornada, o que ainda satisfaz mais. Fizemos muito bem o nosso trabalho, com alguns percalços, como é normal em qualquer campeão, mas fomos mais fortes em todos os capítulos. Estou muito satisfeito, feliz e orgulhoso. Foram três anos absolutamente magníficos", finalizou.

O Petro de Luanda conta com 64 pontos, mais quatro do que o Sagrada Esperança, apresenta o melhor ataque, com 56 golos marcados e tem ainda a defesa menos batida, com apenas 10 golos consentidos, quando falta uma jornada para o final.

Na última ronda, já com o título no 'bolso', o conjunto de Alexandre Santos visita o terreno do Bravos Maquis, no encerramento da temporada.

Já o Desportivo da Huila, orientado pelo português Paulo Torres, empatou 2-2 diante do Desportivo da Lunda Sul.

Com este resultado, o Desportivo da Huila é o sexto do campeonato angolano de futebol, com 38 pontos.

O Sagrada Esperança venceu na deslocação ao reduto do Bravos do Maquis por 3-1, com golos de Vitoriano, aos 18, Polaco, aos 23, e Deco, aos 86, enquanto Macaiabo, aos 22, marcou para os derrotados.

O 1.º de Agosto, por sua vez, perdeu frente ao Clube Recreativo União de Malanje por 2-1, após golos de Elieve, aos 28 e 32 minutos, enquanto Melono Dala, aos 71, reduziu.

Na mesma tarde, o São Salvador do Zaire venceu na receção ao Santa Rita de Cássia por 2-0, fruto dos golos marcados por Coxi, aos 15 e 26 minutos, enquanto, no outro jogo, o Recreativo do Libolo venceu o Kabuscorp do Palanca pelo mesmo resultado, com golos de Abdul, aos 12, e Andeloy, aos 90+7.

O Sporting de Cabinda perdeu frente à Académica do Lobito por 2-1.

Benarfa (Kabuscorp do Palanca) lidera a lista de melhores marcadores, com 14 golos, seguido por Mussá (Desportivo da Lunda Sul), com 12.

Resultados da 29.ª jornada:

- Quarta-feira, 29 mai:

Petro de Luanda- Wiliete de Benguela, 3-0

Clube Recreativo União de Malanje – 1.º de Agosto, 2-1

São Salvador do Zaire – Santa Rita de Cássia, 2-0

Sagrada Esperança – Bravos do Maquis, 3-1

Recreativo do Libolo – Kabuscorp do Palanca, 2-0

Desportivo da Lunda Sul – Desportivo da Huila, 2-2

Sporting de Cabinda - Académica do Lobito, 1-2

Classificação:

1. Petro de Luanda, 64 pontos

2. Sagrada Esperança, 60

3. Desportivo da Lunda Sul, 49

4. Kabuscorp do Palanca, 43

5. Wiliete de Benguela, 38

6. Desportivo da Huila, 38

7. 1.º de Agosto, 36

8. Interclube, 34

9. Bravos do Maquis, 31

10. Académica do Lobito, 28

11. São Salvador do Zaire, 26

12. Recreativo do Libolo, 25

13. Santa Rita de Cássia, 20

14. Clube Recreativo União de Malanje, 16

15. Sporting de Cabinda, 13.