O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, felicitou hoje o treinador Marco Silva pela conquista do título grego pelo Olympiacos, o 43.º do clube de Atenas.

“Venho pelo presente, em meu nome pessoal e do da Direção da Federação Portuguesa de Futebol, congratular-me e felicitá-lo pela conquista do título de campeão nacional da Grécia, alcançado pela equipa que superiormente dirige, feito que em muito dignifica a classe portuguesa dos treinadores e o futebol nacional”, escreveu Fernando Gomes na carta enviada a Marco Silva.

O Olympiacos sagrou-se no domingo campeão grego de futebol pela sexta vez consecutiva, ao vencer o Veria, por 3-0, em jogo da 24.ª jornada da Liga grega, passando a somar 67 pontos, mais 21 do que o AEK Atenas, que tem desvantagem no confronto direto para a equipa de Marco Silva.

Marco Silva é o terceiro treinador português a conquistar o título no Olympiacos, depois de Vítor Pereira (2014/15) e Leonardo Jardim (2012/13), dos técnicos que não terminaram a temporada.

O presidente da FPF aproveitou também para enviar os parabéns a Carlos Carvalhal, treinador do Sheffield Wednesday e eleito o melhor técnico da Taça da Liga inglesa.

Apesar de ter sido afastado nos quartos de final da prova, às mãos do Stoke City, o conjunto orientado por Carvalhal, do secundo escalão inglês, esteve em evidência na prova, tendo eliminado duas equipas do escalão principal, o Newcastle e o Arsenal.

Além de Carvalhal, outro português evidenciou-se na Taça da Liga inglesa, Lucas João, avançado internacional luso que foi escolhido para integrar o 'onze' da competição.

“Venho felicitá-lo (...) pela justa distinção. Este título tem na verdade um grande significado e prestigio quer para si quer para a classe dos treinadores e para o futebol português”, refere o presidente da FPF na missiva enviada a Carlos Carvalhal.