O treinador português Leonardo Jardim disse este domingo à agência Lusa que o segredo para a conquista do título de campeão grego de futebol esteve no forte arranque do campeonato, quando ainda estava no clube.

«O segredo passou por nos conseguirmos impor no início do campeonato. Apesar de o Olympiacos ter estado também envolvido numa competição importante como a Liga dos Campeões, que poderia provocar desgaste na equipa, acabou por não acontecer e fomos sempre mais fortes e, quando eu saí, já tínhamos uma vantagem de 10 pontos e com um jogo a menos», explicou Leonardo Jardim, que comandou o campeão grego até janeiro.

Em declarações à Lusa, o técnico revelou que, apesar de o Olympiacos se ter sagrado este domingo campeão a cinco jornadas do fim, o clube acabou por não conseguir cumprir totalmente os objetivos na competição.

«Esta conquista era uma questão de tempo. Não foi mais cedo porque não conseguiram continuar invictos e esse era o grande objetivo do clube na competição, porque sentíamos que o campeonato estava ganho e nenhum dos adversários pensava sequer chegar perto do Olympiacos, quanto mais ultrapassar», frisou.

Leonardo Jardim considerou que o título, o 40.º do historial do clube e terceiro consecutivo, fica a dever-se «aos adeptos, aos jogadores e a todo o ‘staff’», no qual também se inclui, acrescentando que o Olympiacos «foi rápido a assumir as suas responsabilidades na sua rescisão, que está resolvida».

Sem treinar desde janeiro, o técnico disse estar a aproveitar as «férias não planeadas para estar com a família e a ver o futebol do lado de fora».

Antes de orientar o clube grego, o treinador, de 38 anos, passou pelo comando técnico de Sporting de Braga, Beira-Mar, Chaves e Camacha.

O Olympiacos, do médio português Paulo Machado, assegurou este domingo a conquista do título grego de futebol, ao vencer na receção ao AEK por 3-0, em jogo da 25.ª jornada do campeonato.

No dérbi de Atenas, Avram Papadopoulos, aos 14 e 56 minutos, e o argelino Djamel Abdoun, aos 62, marcaram os golos da formação comandada pelo espanhol Míchel, sucessor do português Leonardo Jardim.

Com o triunfo, o 21.º na competição, o Olympiacos soma 66 pontos, suficientes para assegurar matematicamente o título de campeão, uma vez que Asteras Tripolis e PAOK, segundo e terceiro respetivamente, estão a 16 e 17 pontos.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.