O que pode acrescentar Cristiano Ronaldo à seleção Nacional, aos 39 anos? Depois de ter deixado o Manchester United pela porta pequena, antes do Mundial 2022, o avançado escolheu a Arábia Saudita para dar continuidade à sua carreira.
Em Riade, Cristiano Ronaldo é tratado como um rei, depois de ter aberto às portas da liga nacional aos craques que há menos de um ano brilhavam nos principais emblemas europeus.
Apesar de ter terminado como melhor marcador do ano civil de 2023, com 54 golos, muito se questiona se Cristiano Ronaldo devia ser o avançado titular da seleção portuguesa no Euro2024. É verdade que marcou 10 golos na qualificação perfeita de Portugal (vitórias em todos os jogos), quatro atrás de Lukaku, o melhor marcador, mas CR7 há muito que deixou de dar o que a seleção precisa, principalmente nos grandes jogos.
E a melhor forma de ver a sua performance é ao vivo. O SAPO Desporto esteve na Arábia Saudita, integrado numa comitiva de jornalistas portugueses, e passou 90 minutos a olhar para Cristiano Ronaldo. O seu Al Nassr, com Otávio a titular e Luís Castro a comandar, venceu o Al Shabab por 3-2, para a 21.ª ronda da prova, mas o português voltou a fazer um jogo discreto.
Ninguém pode questionar a vontade e disponibilidade de Cristiano Ronaldo para ajudar, mas a imagem que fica é que já não tem o que é preciso para estar na elite. Perdeu qualidades, como a aceleração, a velocidade, perdeu capacidade de explosão, uma das suas imagens de marca. Tecnicamente mostra limitações no passe e mesmo na receção e à frente da baliza já não é tão letal. E no um-contra-um já não é temido como antigamente.
Diante do Al Shabab questionou muitas vezes o árbitro, perdeu algumas bolas fáceis, errou passes, ouviu os adeptos adversários a gritarem por Messi e, no final, respondeu com gestos obscenos para a bancada, que lhe podem valer dois jogos de suspensão e uma multa.
90 minutos a olhar para Cristiano Ronaldo
00:00 - Deu o pontapé de saída com Otávio e correu logo para o meio-campo contrário. Enquanto a equipa do Al Nassr construía a três, desde a sua defesa, Cristiano Ronaldo metia-se em posição irregular para tentar enganar os defesas. Iago Santos, antigo defesa do Moreirense, era o homem que caía na sua marcação.
03:00 - Canto defensivo, Ronaldo vai até a sua área e posiciona-se no primeiro poste, para ajudar a defender a bola parada.
03:26 - Primeira vez que toca na bola desde o início do jogo. Recebe no seu meio-campo, acelera pelo meio, passa por dois adversários e solta na esquerda em Alex Telles.
05:25 - Tenta o primeiro drible, com um bonito toque e leva os adeptos do Al Nassr à loucura.
06:50 - Sai do limite do fora de jogo e pede o passe em profundidade, tentando bater a linha defensiva do Al Shabab, mas a defesa corta. É um movimento que tenta muitas vezes mas precipita-se porque arranca quase sempre antes do tempo, caindo assim em fora de jogo.
12:00 - Corta um canto defensivo ao primeiro poste e dá instruções aos colegas para subirem rápido no terreno.
17:30 - Pede penálti por mão na bola de Mané. Vai protestar com o árbitro e depois com o árbitro auxiliar. O árbitro para o jogo na primeira saída de bola, fala com o VAR, vai rever a jogada e marca penálti.
Na conversão, Cristiano Ronaldo não treme e marca. Vai festejar com o habitual 'Siiiiiii', dito em uníssono pelos adeptos do Al Nassr. Após os festejos, o estádio inteiro grita, 'Ronaldo, Ronaldo, Ronaldo'.
22:00 - Quando o Al Shabab tentava construir desde a defesa, Ronaldo é quem mais pressiona Romain Saiss, obrigando aqui o defesa marroquino a errar no passe. Volta a pressionar o central do Al Shabab aos 27:16, o marroquino acaba por falar o passe.
6:25 - Aproveita um passe em profundidade para Mané e o toque o senegalês para disparar, de primeira, de muito longe, mas por cima.
36:25 - Tenta um passe para isolar Sadio Mané mas erra e a bola na defesa do Al Shabab.
45+2 - Aproveita uma paragem de jogo para assistência a um adversário para falar com Luís Castro e também com Otávio e Talisca sobre os movimentos ofensivos da equipa no primeiro tempo. A equipa ganha mas não consegue criar.
45+4 - Protesta com o árbitro auxiliar que está no meio-campo do Al Shabab e depois com o árbitro principal após este assinalar penálti para a equipa da casa. Estava longe da sua área mas diz ao juiz principal que não há falta.
45+10 - No caminho para o balneário, Mané tenta explicar-lhe algumas decisões erradas da equipa e o que devia ter sido feito para haver mais bola na zona ofensiva.
53:00 - Cuellar faz falta sobre Abdullah Al Khaibari, o árbitro não mostra cartão. Ronaldo queria sanção e fala com o árbitro sobre uma possível cotovelada do colombiano do Al Shabab.
56:55 - Faz um lançamento lateral rápido para Mané, recebe a bola, tropeça e cai, adeptos da casa batem palmas.
59:28 - Faz um mau domínio e não consegue isolar Mané. Fica irritado consigo próprio.
64:00 - Depois de um remate perigoso de Carrasco, protesta contra os colegas da defesa, pela passividade. Ronaldo quer mais atitude defensiva.
66:00 - Mais uma defesa do guarda-redes do Al Nssr para canto, numa jogada de golo. Ronaldo protesta com os colegas e pede passes longos.
67:00 - Canto defensivo, corta ao primeiro poste. A equipa perde a bola e Al Shabab empata 2-2. Ronaldo fica muito irritado com os colegas, esbraceja perto da linha lateral, perto do meio-campo. Os adeptos da casa gritam por Messi, Ronaldo nem reage. Mas continua a protestar contra os colegas pela quebra da equipa a nível ofensivo.
71:20 - Cai, pede falta, o árbitro manda seguir. Vai protestar com fiscal de linha e os adeptos recomeçam a gritar por Messi.
74:00 - Depois de uma falta dura sobre Otávio, volta a protestar com o árbitro principal pelas suas decisões. Ronaldo está irritado com a equipa de arbitragem.
80:00 - Passe longo de Mané que até era fácil mas Ronaldo não consegue receber a bola. Adeptos do Al Nassr gritam pelo seu nome, para dar ânimo.
83:50 - Ataque rápido do Al Nassr, vem buscar jogo e falha o passe que iria isolar Talisca. Bola fora do movimento do brasileiro, que fazia a diagonal, o passe foi para outro lado.
85:42 - Anderson Talisca marca o 3-2, Ronaldo diz algo a Paulo Vítor, guarda-redes contrário, e provoca os adeptos perto da baliza do Al Shabab, que gritavam por Messi. Nos festejos, faz um gesto obsceno em direção aos adeptos do Al Shabab.
90:00 - Nos descontos e na sequência de um canto do Al Shabab, vai até a área dizer ao guarda-redes para socar a bola. E o redes faz isso mesmo, após o canto, tirando a bola da sua área.
90:00 - Nos descontos e num lançamento lateral contra o Al Nassr perto da área, vai a zona defensiva ajudar a segurar o resultado e agradece o apoio dos adeptos do Al Nassr, colocados, por detrás da baliza do Al Shabab no segundo tempo.
Fim de jogo: Cristiano Ronaldo festeja com os seus colegas, cumprimentando quase todos. Depois comanda a equipa nos festejos junto da bancada onde estava a claque do Al Nassr.
Comentários