O Observatório do Futebol (CIES) divulgou esta segunda-feira uma lista com os 100 jogadores que, apesar de ainda não terem completado 20 anos, já têm muita experiência.

Focado no primeiro semestre do ano, o estudo enumera os jogadores pela quantidade de minutos que disputaram. O top-10 conta com dois internacionais portugueses: Nuno Mendes (5º lugar), do Paris Saint-Germain, que fez 1543 minutos, e Fábio Carvalho (7º lugar), que representa o Fulham, e somou 2360.

O internacional português de sub-21, que recentemente foi oficializado no Liverpool, é o primeiro jogador na lista que não disputou um dos principais campeonatos (Premier League, La Liga, Ligue 1, Bundesliga e Serie A).

O pódio é liderado por Jude Bellingham, do Borussia Dortmund, que disputou 1895 minutos nos primeiros seis meses do 2022. Segue-se uma dupla espanhola composta por Pablo Gavi e Pedri González, ambos do Barcelona.

No total, além de Nuno Mendes e Fábio Carvalho, a lista de 100 jogadores conta com mais quatro portugueses: Rodrigo Gomes, do Sporting de Braga (25º), Tiago Tomás, do Estugarda (26º), Miguel Magalhães, do Vitória de Guimarães (33º) e Fábio Silva, do Wolverhampton (76º).

A estes junta-se ainda o brasileiro Yan Couto, que representa o Sporting de Braga, e que surge no 18º posto da lista.

"Os rankings foram estabelecidos de acordo com o método do capital de experiência, que tem em consideração os minutos jogados em jogos oficiais e o nível desportivo dos jogadores. Este método permite combinar numa única métrica o emprego dos jogadores e o nível dos jogos em que participaram", pode ler-se na nota do Observatório do Futebol (CIES) sobre este estudo.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.