Cristiano Ronaldo confirmou que teve várias propostas mas optou por assinar pelo Al Nassr da Arábia Saudita.

Na sua apresentação, o avançado português de 37 anos falou do orgulho que sente neste novo passo na sua carreira e garantiu que o seu trabalho na Europa está feito. No entanto, garante que a ida para Arábia Saudita não é o final da sua carreira.

Eis as primeiras palavras de Cristiano Ronaldo.

"Estou muito orgulhoso de ter tomado esta decisão. O meu trabalho na Europa está feito, ganhei tudo, estive nos clubes mais importantes da Europa. Para mim, agora é um novo desafio. Estou satisfeito por ter esta oportunidade. É um desafio, estou muito."

"Estou orgulhoso por ter tomado esta decisão grande na vida. Na Europa o meu trabalho foi feito. Ganhei tudo, joguei nos principais clubes. Agora é um novo desafio. Feliz por ter esta oportunidade, a ajudar a desenvolver o futebol e as próximas gerações. É um desafio, sinto-me preparado"

"É uma grande oportunidade para mudar a mentalidade das novas gerações. Posso dizer que tinha muitas oportunidades na Europa, muitos clubes: no Brasil, na Austrália, Estados Unidos, até em Portugal! Vários clubes tentaram, mas dei a palavra ao clube, não só para desenvolver o clube e o país. Sei o que quero e o que não quero. É uma boa oportunidade para ajudar a melhorar tantas coisas. Até do ponto de vista das mulheres. Muitas pessoas não sabem, mas o Al Nassr tem uma equipa feminina."

"Sou um jogador único. É bom, vir aqui. Bati todos os recordes lá, quero bater aqui. É uma boa oportunidade, este contrato é único. E aqui estou."

"A minha família apoiou sempre a minha decisão. Estamos todos muito felizes. Tivemos uma receção fantástica, sentimo-nos bem. Foram todos muito amáveis connosco."

"Vim para cá ganhar, para jogar, desfrutar, ser parte do sucesso do país e da cultura do país. Estou cá com todas as pessoas do clube, o que quero é desfrutar, sorrir e jogar"

"Não estou preocupado com o que dizem. Tomei a decisão, tenho uma responsabilidade, mas estou muito feliz por cá estar. Sei que a liga é competitiva. Vi muitos jogos. O que quero é jogar, espero jogar já depois de amanhã, se o treinador quiser. Estou pronto para desfrutar."

"Muitos falam, mas não sabem nada. Nos últimos 10, 15 anos as equipas estão mais preparadas. No Mundial, a única equipa que ganhou aos campeões [Argentina] foi a Arábia Saudita. Não é fácil ganhar jogos agora. O futebol é diferente. Para mim não é o fim de carreira, quero mudar."

Também o técnico do Al Nassr, o francês Rudi Garcia, mostrou-se entusiasmado por contar com um jogador como Cristiano Ronaldo na equipa.

"Estou muito contente. Estou muito surpreendido por ter tantas pessoas na conferência de imprensa. Costumam ser três a quatro jornalistas, hoje é diferente . Por favor, estão todos convidados a vir cá depois dos jogos para falar dos golos do Cristiano."

"Cristiano é um dos melhores da história, uma lenda. Uma honra para mim, mas também para o Al Nassr. Estou certo que para a Liga e para o reino da Arábia Saudita é fantástico ter o Cristiano cá. Estes são os jogadores mais simples de orientar. Vamos partilhar a experiência. Estamos cá para ganhar, nada mais. O mais importante é isto, temos de treinar e ganhar aqui. É um exemplo, todos sabem disso. O meu objetivo para o ele é fazê-lo feliz, quero que desfrute de jogar no Al Nassr", completou o treinador francês.

Depois da apresentação aos jornalistas, Cristiano Ronaldo foi recebido pelos seus novos colegas no balneário, entre eles Talisca e Aboubakar.

O guarda-redes Waleed Abdullah foi o jogador encarregue de receber o craque português e dar-lhes as boas-vindas.

"Bem-vindo. Estamos muito contentes por ter-te. Esperamos conseguir muitas coisas contigo. Estamos muito felizes", disse o guardião saudita.

Depois de ser apresentado a todos os jogadores por Rudi Garcia e pelo presidente do clube, Ronaldo também falou aos seus novos colegas de equipa.

"Estou feliz por cá. Um grande desafio vir para Ásia. Estou cá para vencer. Vi alguns jogos, vi a ligação entre jogadores, gostei muito. Estou cá para ajudar a equipa a ganhar coisas, desfrutar e dar o meu melhor como sempre", disse o avançado de 37 anos.

A seguir, equipou-se, vestiu a camisola 7 e subiu ao relvado, para loucura dos fãs. Os mais de 25 mil adeptos que lotaram o estádio gritaram pelo nome do português.

O português deu umas voltas ao estádio, autografou algumas bolas que atirou para as bancadas e teve ainda a companhia dos filhos e da companheira, Georgina Rodriguez. De seguida voltou aos balneários.

O português chegou ao estádio, sob fortes medidas de segurança.  A  apresentação de Cristiano Ronaldo, no Al Nassr  começou com um momento musical, com a atuação de Ayed Youssef, um músico local muito famoso.

A apresentação do português de 37 anos está a ser transmitida em direto por várias televisões para os quatro cantos do Mundo. Em Portugal, a Sport TV, a RTP e a SIC estão a transmitir o dia 1 do avançado no Al Nassr.

Cerca de 30 mil adeptos lotaram as bancadas do estádio Mrsool Park, em Riade para dar a boas-vindas a maior estrela do futebol que alguma vez esteve ligado a um emblema saudita. Os bilhetes custavam o equivalente a quatro euros e esgotaram-se num instante.

Esta é a primeira experiência do português fora do futebol europeu, depois de Sporting, Manchester United (duas passagens), Real Madrid e Juventus.

Cristiano Ronaldo comprometeu por duas épocas e meia com o Al-Nassr. O cinco vezes vencedor da Bola de Ouro tinha foi apresentado esta terça-feira, às 19h00 (16h00 em Lisboa), no estádio Mrsool Park, em Riade.

Segundo uma fonte do Al-Nassr, Cristiano Ronaldo "trouxe consigo um número considerável de auxiliares e até uma empresa de segurança privada". O português ficará inicialemente instalado num hotel de luxo no centro da capital, Riade.

O capitão da seleção portuguesa, de 37 anos, ruma ao futebol saudita, após ter rescindido contrato com os ingleses do Manchester United, que representou uma segunda vez em 2021/22 e 2022/23, após uma primeira passagem (2003/2009).

Antes de iniciar o Mundial2022, Ronaldo, que foi formado no Sporting e, entre as duas passagens pelos ingleses, representou Real Madrid (2009/2018) e Juventus (2018/2022), assumiu sentir-se “traído” e desrespeitado nos ‘red devils’, ao serviço dos quais marcou 145 golos em 346 jogos.

Com 194 jogos pela seleção principal de Portugal, e 118 golos, junta-lhes 451 tentos pelo Real Madrid, em ‘apenas’ 438 encontros, e cinco pelo Sporting, em 31 jogos.

Atualmente orientado pelo francês Rudi Garcia, e com o brasileiro Talisca (ex-Benfica) e o camaronês Aboubakar (ex-FC Porto), o Al Nassr ocupa o primeiro lugar da Liga saudita, após 11 jornadas, com 26 pontos, mais um do que o Al Shabab, que tem menos um jogo.

O Al Nassr soma nove títulos de campeão saudita, o último dos quais em 2018/19.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.