Os campeonatos nacionais estão na reta final e já é possível perceber quais serão os principais candidatos ao título. Se Alemanha e Itália já conhecem o novo detentor do troféu após Leverkusen e Inter Milão, respetivamente, terem garantido o primeiro lugar, em Espanha e França o campeão parece quase certo, mas ainda não é. Já em Inglaterra, Liverpool, Manchester City e Arsenal prometem um final de loucos.

Espanha

A La Liga já esteve mais renhida, mas neste momento o Real Madrid parece ter uma vantagem demasiado larga para falhar a conquista do título. Neste momento os madrilenos estão com 11 pontos de vantagem para o Barcelona, distância que solidificaram após o triunfo no último Clássico. A seis jornadas do fim, ainda estão 18 pontos em disputa, mas tendo em conta que os próximos adversários até ao fim são Real Sociedad, Cádiz, Granada, Alavés, Villarreal e Bétis, parece muito pouco provável que deixem escapar o primeiro lugar.

Barcelona e Girona ainda estão na disputa pelo segundo lugar, uma vez que os catalães só têm dois pontos de vantagem para a grande surpresa do campeonato, com o Atlético de Madrid (que está a sete pontos do Girona), a acreditar que ainda é possível algo mais do que o quarto lugar.

# Equipa P J
1 Real Madrid 95 38
2 Barcelona 85 38
3 Girona 81 38
4 Atl. Madrid 76 38
5 Atl. Bilbao 68 38
6 Real Sociedad 60 38
Mais sobre Primera División

França

Já na Ligue 1 o cenário está ainda mais favorável para o PSG. A equipa onde jogam os portugueses, Vitinha, Danilo, Gonçalo Ramos e Nuno Mendes soma 66 pontos e tem mais onze do que o segundo classificado, Mónaco. Numa altura em que ainda faltam disputar cinco rondas para as duas equipas, não se prevê que ainda possa haver um volte-face. Os parisienses ainda terão de jogar contra Lorient, Le Havre, Toulouse, Nice e Metz, sendo provável que conquistem a percentagem necessária dos 15 pontos em disputa para se sagrarem novamente campeões nacionais.

A luta mais interessante neste momento é mesmo entre Brest, Lille e Nice, que vão tentar de tudo para incomodar o Mónaco e garantirem uma das vagas de acesso à Liga dos Campeões.

# Equipa P J
1 PSG 76 34
2 Monaco 67 34
3 Brest 61 34
4 Lille 59 34
5 Nice 55 34
6 Lyon 53 34
Mais sobre Ligue 1

Inglaterra

Como qualquer boa sobremesa, deixamos o melhor para o final. Na Premier League respira-se um ar competitivo diferente. uma vez que tanto Liverpool, como Manchester City e Arsenal têm sérias hipóteses de conquistar o troféu. Neste momento a liderança está dividida entre 'gunners' e 'reds', com 74 pontos, mas os 'cityzens' correm logo atrás com 73 e menos um jogo realizado.

Infelizmente já não haverá jogos entre candidatos, mas há calendários muito apertados que fazem prever uma competição intensa até ao derradeiro minuto. Em teoria o Arsenal é quem está na pior situação, uma vez que ainda tem de defrontar Chelsea, Tottenham, Bournemouth, Manchester United e Everton. Tudo equipas que ainda lutam por algo e que prometem tornar a vida complicada.

O Manchester City parece ter uma missão menos espinhosa pela frente, mas que nunca será fácil. Esta reta final inicia-se com o Brighton, seguido de Nottingham, Wolverhampton, Fulham, Tottenham e West Ham, que serão ossos duros de roer no caminho para a revalidação do título de campeão.

Por fim, O Liverpool procura dar uma prenda de despedida a Jurgen Klopp, mas para isso terá de levar a melhor nos embates com Everton, West Ham, Tottenham, Aston Villa e Wolverhampton.

Na verdade são todos jogos difíceis e se há coisa que a Premier League nos ensinou, é que todos podem vencer, estejam em último ou no primeiro lugar. É de longe o campeonato com maior competitividade de momento e o campeão pode ser qualquer um dos três candidatos.

Está prometida emoção até ao fim, misturada com futebol de alta qualidade, em alguns dos estádios mais emblemáticos do Mundo.

# Equipa P J
1 Man. City 91 38
2 Arsenal 89 38
3 Liverpool 82 38
4 Aston Villa 68 38
5 Tottenham 66 38
6 Chelsea 63 38
Mais sobre Premier League