Num fim de semana em que alguns campeonatos espalhados pela Europa deram lugar aos jogos das Taças domésticas, houve futebol para todos os gostos. De eliminações surpresa a goleadas, os jogos das competições a eliminar não desiludiram. Em Espanha, não houve Taça do Rei, mas sim campeonato. O Barcelona continua a sua caminhada no primeiro lugar enquanto o Real Madrid voltou a atrasar-se ao empatar com o Celta de Vigo.

No Santiago Bernabéu, os ‘meregues’ não foram além de uma igualdade numa partida em que Cristiano Ronaldo ficou em branco. Gareth Bale foi o marcador de serviço ao assinar um bis. No entanto, Daniel Wass e Marco Gomez obrigaram à divisão de pontos. Em sentido inverso, o Barcelona somou e seguiu com Messi a alcançar um marco histórico. No triunfo por 2-0 sobre o Levante. O argentino marcou o primeiro golo e igualou Gerd Muller na lista de melhores marcadores por um emblema. Luís Suárez fechou o resultado.

Barcelona vence Levante e soma e segue na liderança
Barcelona vence Levante e soma e segue na liderança
Ver artigo

Destaque ainda para o triunfo do Atlético de Madrid que cimentou o segundo lugar da Liga Espanhola. Os ‘colchoneros’ regressaram às vitórias depois de uma derrota. O Valência, com Gonçalo Guedes a titular, também triunfou na Liga Espanhola.

Em Itália, este fim de semana foi sinónimo de campeonato sem alterações no topo da classificação. Tanto a Juventus como o Nápoles venceram e prosseguem no topo da Serie A. A equipa de Turim teve de sofrer para levar de vencida o Cagliari por 1-0. Bernardeschi fez o único tento a 10 minutos do fim.

Antes, o Nápoles tinha vencido o Verona por 2-0, com o português Mário Rui na origem da assistência que originou o primeiro golo. Callejón fechou o resultado.

Destaque ainda para a Lazio que venceu o SPAL por 5-2. Nani e Pedro Neto ficaram no banco da equipa italiana. Em Milão, André Silva também não foi opção no conjunto do AC Milan que bateu o Crotone para conquistar os três pontos. Já no Inter de Milão, João Mário foi titular no empate entre os ‘nerazurri’ e a Fiorentina.

Taças de Inglaterra e França com muitas surpresas

Em Inglaterra, a terceira eliminatória da FA Cup colocou as equipas da Premier League em prova com surpresas nos resultados. À cabeça, a derrota do Arsenal perante o Nottingham Forest por 4-2. Os detentores do troféu saem da prova logo no primeiro encontro que disputam.  O Everton também está de fora após ter sido derrotado pelo Liverpool no dérbi de Merseyside por 2-1.

Quem segue para a próxima eliminatória são ambas as equipas de Manchester. Tanto Manchester United como Manchester City venceram os seus encontros na terceira eliminatória frente a Derby County e Burnley. Os ‘citizens’ ainda estiveram a perder, mas deram a volta ao marcador com Bernardo Silva a assinar um dos golos. José Mourinho viu Lingard 'abrir o livro' no triunfo dos 'red devils' por 2-0.

No Swansea-Wolverhampton não houve decisão num encontro em que estiveram vários portugueses em campo. No embate entre os conjuntos orientados por Carlos Carvalhal e Nuno Espírito Santo verificou-se um empate que adia a decisão para um segundo jogo.

Renato Sanches foi substituído aos 35 minutos devido a uma "dor", diz Carlos Carvalhal
Renato Sanches foi substituído aos 35 minutos devido a uma "dor", diz Carlos Carvalhal
Ver artigo

Destaque ainda para o triunfo do Watford de Marco Silva que segue para a próxima fase depois do triunfo por 3-0 sobre o Bristol City. Andre Carrilo fez um dos golos dos ‘hornets’.

Taça de França trouxe goleada de PSG e uma ‘hecatombe’ em Bordéus

Na Taça de França, o PSG manteve a bitola de marcar golos aos molhos. Frente ao Rennes, a equipa parisiense venceu por 6-1 e segue para os 16-avos sem contestação. Mbappé, Neymar e Di Maria bisaram para dar corpo à goleada.

Antes do encontro do PSG, o Mónaco já tinha assegurado a passagem ao eliminar o modesto Yzeure por 5-2. Leonardo Jardim fez várias poupanças, mas garantiu a vitória e o respetivo apuramento.

A grande surpresa dos 32-avos da Taça de França veio de Bordéus. A equipa da primeira divisão francesa foi eliminada pelo Granville, da quarta divisão. Encontro terminou 2-1 com apenas oito jogadores do lado do Bordéus devido a expulsões.