A Liga portuguesa regressa este fim de semana, após três semanas de paragem, mas também há grandes jogos a não perder lá fora. Só no próximo domingo há cinco clássicos que pode acompanhar, com vários portugueses em ação: Barcelona-Real Madrid (Espanha), Manchester United-Liverpool (Inglaterra), Inter Milão-Juventus (Itália), Marselha-PSG (França) e PSV-Ajax (Países Baixos).

Mas vamos por partes.

Barcelona-Real Madrid, 15h15

Independentemente do ano e do contexto, 'El Clásico' é sempre um dos duelos mais antecipados do futebol mundial. Desta feita, com a particularidade de ser o primeiro clássico após a saída de Lionel Messi do Barcelona. A equipa catalã, que continua em busca da sua identidade, não teve o melhor início de época: ocupa o sétimo lugar no campeonato, com quatro triunfos, três empates e uma derrota, mas vem de uma vitória a meio da semana frente ao Dínamo Kiev, a primeira na Champions.

Já o Real Madrid, que goleou na Ucrânia o Shakhtar (5-0), procura não perder terreno para a Real Sociedad, que lidera a La Liga com mais três pontos. Mesmo longe do seu melhor momento de forma, a equipa de Carlo Ancelotti confia em individualidades como Karim Benzema ou Vinícius Júnior para fazerem a diferença em Camp Nou.

La Liga 2019/20: Real Madrid vs FC Barcelona
Troca de palavras entre Piqué e Vinícius Júnior

Ajax-PSV Eindhoven, 15h45

No grande clássico dos Países Baixos, o Ajax (1.º) recebe o PSV Eindhoven (2.º) com apenas um ponto a separar as duas equipas, pelo que poderá haver mudança de líder na Eredivisie, mediante o resultado. Ambos já se defrontaram esta temporada, na Supertaça, com o PSV a sair vitorioso com um surpreendente 4-0.

No entanto, o Ajax já leva 32 golos marcados em nove jornadas, e apenas dois sofridos. Na Liga dos Campeões, a toada tem sido a mesma: 4-0 ao Borussia Dortmund (4-0), já depois do 5-1 ao Sporting.

O Ajax segue imparável na Liga dos Campeões
O Ajax segue imparável na Liga dos Campeões créditos: AFP or licensors

Manchester United-Liverpool, 16h30

Domingo também é dia de 'North West Derby', naquele que será o primeiro grande teste desde que Cristiano Ronaldo regressou a Old Trafford. Em sentido inverso, não é certa a presença de Bruno Fernandes frente ao Liverpool, como de resto adiantou Ole Gunnar Solskjaer.

O médio alinhou os 90 minutos na remontada épica diante da Atalanta, para a Liga dos Campeões, tendo até assistido para os dois primeiros golos da sua equipa (Ronaldo marcou depois o terceiro), mas terminou o encontro com queixas físicas.

Já o Liverpool, de Diogo Jota, vem de uma importante vitória em casa do Atlético Madrid, que deixa os 'reds' bastante perto do apuramento para os 'oitavos' da Champions. Liderada por um endiabrado Mohamed Salah (marcou nos últimos nove jogos da equipa), a equipa de Jurgen Klopp segue no segundo posto da Liga inglesa, com a liderança e o Chelsea a apenas um ponto. O Manchester United, por sua vez, é sexto classificado, com menos quatro pontos do que o seu adversário.

As melhores fotos da semana
Cristiano Ronaldo celebra o golo do United diante do Villareal. (Photo by Anthony Devlin / AFP) créditos: AFP or licensors

Inter Milão-Juventus, 19h45

O primeiro 'Derby D'Italia' sem Ronaldo chega numa fase em que tanto o Inter como a Juventus estão longe do seu melhor. As duas equipas estão separadas por três pontos, mas ambas encontram-se, neste momento, a uma distância considerável da liderança - os milaneses ocupam o terceiro posto, a sete pontos do Nápoles, enquanto os 'bianconeri' (7.º) estão a dez.

A meio da semana, os 'nerazzurri' bateram por 3-1 o Sheriff, equipa sensação da Champions, resultado que ajudou a apagar o 'desaire' em casa da Lazio (3-1), no último sábado. Já a Juventus vem de um triunfo suado em São Petersburgo, diante do Zenit (1-0), e na Serie A parece ter conseguido alguma estabilidade - o último tropeção aconteceu a 19 de setembro, no empate 1-1 com o Milan.

Ibrahimovic e Lukaku
Ibrahimovic e Lukaku no clássico da época passada créditos: epa08967373

Marselha-PSG, 19h45

É grande a curiosidade em torno da primeira ida de Lionel Messi ao Velódrome, um dos estádios mais belos mas igualmente turbulentos do futebol francês. O PSG de Danilo e Nuno Mendes lidera o campeonato com nove pontos de distância para o segundo classificado, mas o Marselha (3.º) não vai facilitar a missão aos parisienses.

Neymar, que falhou o jogo da Liga dos Campeões frente ao Leipzig, devido a lesão, deve regressar à titularidade e recuperar o tridente ofensivo juntamente com Mbappé e Messi. Na época passada, o clássico entre Marselha e PSG terminou de forma acalorada, com o brasileiro a ser expulso e a acusar Álvaro González de racismo.

Neymar e Álvaro González
Neymar e Álvaro González créditos: AFP

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.