O CIES Football Observatory publicou esta quarta-feira um estudo em parceria com a Wyscout no qual apresenta os jogadores que, até ao momento, apresentam os melhores índices de finalização na presente temporada. O estudo englobou 65 Ligas de todos os continentes e é liderado por Harry Kane, que esta época trocou o Tottenham pelo Bayern Munique.

Mas há nomes bem conhecidos do futebol português no Top 100. A começar desde logo por um jogador do Braga, no quarto posto deste ranking, no qual figuram ainda, por exemplo, dois antigos jogadores do Benfica e Cristiano Ronaldo.

Atrás de Kane, no pódio, surgem Santiago Giménez (avançado mexicano do Feyenoord, que chegou a ser apontado ao Benfica no verão) e Jude Bellingham, a fazer uma primeira época de sonho no Real Madrid. Logo atrás...Simon Banza, avançado congolês do SC Braga, atual melhor marcador da Primeira Liga portuguesa.

O Top 5 é fechado por Lautaro Martínez, do Inter, com Oliver Girou e Erling Haaland logo depois. Kylian Mbappé fecha a lista dos dez primeiros.

Mais abaixo encontramos outros nomes familiares do futebol português. No 29.º lugar...Óscar Cardozo (ainda se lembra dele?). O antigo avançado do Benfica já tem 40 anos, mas continua a fazer o que melhor sabe: marcar golos. Outro ex-benfiquista, este de um passado bem mais recente e com a particularidade de não ser avançado, aparece no 38.º lugar: Alex Grimaldo, agora jogador do Bayer Leverkusen.

Cristiano Ronaldo surge no 55.º lugar e é o primeiro jogador português neste ranking. O segundo, alguns lugares mais abaixo, é Rui Pedro, avançado formado no FC Porto, que passou pelo Boavista e que agora alinha na Eslovénia, no Olimpija Ljubljana. E no Top 100 aparece ainda Wendel da Silva, avançado brasileiro de 23 anos que leva esta época 8 golos em 9 jogos pelo FC Porto B na Segunda Liga, depois de na temporada passada se ter chegado a estrear pela equipa principal dos dragões.

O índice para determinar este ranking foi calculado multiplicando o número de golos marcados nas Ligas domésticas por cada 90 minutos pelo rácio de golos por remates efetuados. O resultado foi depois ajustado ao nível desportivo de cada Liga, tendo sido considerados apenas jogadores com mais de 720 minutos jogados nas respetivas Ligas.

No que toca a golos por cada 90 minutos, a liderança pertence também a Harry Kane (1,57 golos na Bundesliga por cada 90 minutos de jogo), seguido de Santiago Giménez, mas aqui quem fecha o pódio é Mbappé, com Banza (1,23 golos a cada 90 minutos) a surgir em 5.º e Cristiano Ronaldo (1,17 golos a cada 90 minutos) em 6.º, mesmo à frente de Haaland.

Quanto à percentagem de concretização dos remates, no topo surge Nicolas Madsen, jogador de 23 anos dos belgas do Westerlo (que marcou golo em 56% dos seus remates). Neste capítulo, olhando apenas para as 5 principais Ligas europeias, no topo surge Oliver Giroud (41% dos remates do avançado francês do Milan na presente edição da Serie A resultado em golo). Logo abaixo os ingleses Kane e Bellingham (37%), voltando a merecer destaque Grimaldo: 35% dos remates que o lateral esquerdo espanhol fez na Bundesliga terminaram no fundo das redes).

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.