O FC Porto garantiu a presença nos quartos de final da Youth League, ao bater o AZ Alkmaar, após grandes penalidades (1-1, 4-3) e vai defrontar o vencedor do Mainz-Manchester City na próxima fase.

Os dragões até entraram melhor na partida, mas não conseguiram finalizar as oportunidades criadas. Como quem  não marca sofre, na primeira grande ocasião, o AZ Alkmaar não perdoou: após uma saída rápida pela direita, a bola entrou nas costas da defesa portista e Van den Ban picou com classe por cima do guarda-redes portista, Diogo Fernandes.

Obrigados a correr atrás do resultado, os jovens azuis e brancos adotaram uma postura mais ofensiva e foram premiados quase ao cair do pano. Corria o minuto 90+4, quando Gonçalo Sousa bateu o canto à direita e António Ribeiro, no coração da área, saltou mais alto do que os adversários e cabeceou para o empate. Até ao final do tempo regulamentar, Diogo Fernandes brilhou ao impedir um remate dentro da pequena área e as decisões seguiram para as grandes penalidades.

Da marca dos onze metros, Diogo Fernandes esteve imperial ao defender duas grandes penalidades e Gonçalo Sousa carimbou a passagem dos azuis e brancos aos quartos de final.

A próxima eliminatória, que ainda aguarda o desfecho do Mainz-Manchester City, está agendada para o dia 13 de março.