O sismo na Turquia e na Síria continua a elevar o número de vítimas mortais e foi agora confirmado mais um óbito ligado ao mundo do desporto.

Trata-se de Ahmet Eyüp Türkaslan, guarda-redes do Malatyaspor, que já tinha sido dado como desaparecido e que foi esta terça-feira encontrado sem vida.

A informação foi divulgada pelo clube onde jogava o guardião de 28 anos, que emitiu uma nota de pesar: "As nossas condolências! O nosso guarda-redes Ahmet Eyüp Türkaslan perdeu a vida depois de ter ficado preso sob os escombros no terramoto. Que Deus tenha piedade dele, que o seu lugar seja no céu. Não nos esqueceremos de ti, bela pessoa", pode ler-se.

Türkaslan levava um jogo esta temporada pelo emblema que disputa a segunda divisão na Turquia. Antes, fez toda a carreira entre o Gaziantepspor, Bugsasspor, Osmanlispor e Umraniyespor.

O tremor de terra ocorreu na madrugada de segunda-feira, a 33 quilómetros da capital da província de Gaziantep, no sudeste da Turquia, próximo da fronteira com a Síria, a uma profundidade de 17,9 quilómetros.

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o sismo registou uma magnitude de 7,8 e sentiram-se dezenas de réplicas, uma das quais de pelo menos 7,6.

O balanço provisório do sismo ultrapassa os cinco mil mortos, estando ainda a decorrer operações de resgate nos escombros dos edifícios destruídos nos dois países.

O vice-presidente da Turquia, Fuat Oktay, disse hoje que o número de mortos em território turco aumentou para 3.419 e que 20.534 pessoas ficaram feridas, e a Síria confirmou hoje a morte de 1.602 pessoas.