A seleção de futebol do Iraque vai à Cisjordânia disputar pela primeira vez em território palestino uma partida contra a equipa nacional local, indicou esta segunda-feira à AFP o seu diretor administrativo.

A Cisjordânia é território palestino ocupado por Israel há mais de 50 anos. O Iraque participou na guerra contra Israel em 1948, 1967 e 1973 e ainda hoje está oficialmente em estado de guerra contra o Estado hebreu.

A maioria das equipas dos países árabes, muitos do quais não reconhecem o Estado de Israel, recusam-se a ajudar os Territórios Palestinos porque o conjunto das fronteiras da Cisjordânia está controlado por Israel, enquanto a Faixa de Gaza está submetida ao bloqueio israelense.

Por outro lado, há anos que os dirigentes palestinianos tentam fazer com que os países árabes enviem delegações desportivas ou culturais para saírem do isolamento.

Os palestinianos contam com um moderno estádio e apoiam-se no desporto para defenderem a independência, em ponto morto há anos diante das entidades internacionais, especialmente a FIFA.

O jogo particular entre iraquianos, membros da FIFA desde 1998, e palestinianos vai ser disputado no sábado. Ambas as equipas enfrentaram-se recentemente em Basra, no Iraque.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.