James McClean revelou na terça-feira que é autista. O internacional irlandês de 33 anos divulgou o diagnóstico nas suas redes sociais.

Internacional pela República da Irlanda em 98 ocasiões, o jogador do Wigan revelou que a sua filha mais nova também é autista. Foi por isso que decidiu fazer uma avaliação para perceber se tinha transtorno do espectro do autismo.

A revelação do futebolista irlandês foi feita durante a Semana Mundial de Aceitação do Autismo, cujo objetivo é aumentar a consciencialização sobre o autismo.

"Tem sido uma jornada e peras e agora que chegou o diagnóstico, sinto que chegou o momento de partilhar isto com vocês. Com sabe, a minha filha Willow-Ivy é autista. Os últimos quatro anos foram de uma mudança incrível na m

"Nos últimos quatro anos a minha vida mudou da forma mais espetacular possível, mas também foram anos muito difíceis como pai, ao vê-la superar tantas barreiras na sua vida e a aprender a gerir os desafios que ela enfrenta diariamente.

Quanto mais eu e a Erin [esposa de McClean] aprendíamos sobre o autismo, mais reconhecia que eu era muito parecido com a Willow em muitos aspetos, por isso decidi ir fazer a avaliação sobre autismo.

Pensei muito sobre partilhar isto publicamente que decidi faze-lo pela Willow-Ivy, para que ela saiba que eu entendo e que ser autista não vai e nunca deve impedi-la de alcançar os seus objetivos e sonhos", escreveu James McClean no Instagram.

O Autistmo uma perturbações do neurodesenvolvimento caracterizada por dificuldades de interacção social, comunicação verbal e não-verbal e comportamentos de repetição. As manifestações desta perturbação (PEA) tendem a variar dependendo do seu grau de gravidade, do nível de desenvolvimento da criança e da idade da mesma, daí o termo espectro.

Estima-se que poderá haver em Portugal cerca de 65.000 pessoas com PEA (Perturbação do Espectro do Autismo). Muitas pessoas ainda não foram diagnosticadas nem receberam um tratamento adequado.