O jogador de futebol Faisal Halim, gravemente ferido no ano passado num ataque com ácido, voltou a ser convocado pela seleção da Malásia esta quinta-feira (13), antes de um jogo do apuramento para a Taça da Ásia de 2027.

Em maio de 2024, numa série de agressões físicas a jogadores do país, Halim foi atacado com ácido num centro comercial na periferia de Kuala Lumpur.

O atacante de 27 anos sofreu queimaduras de quarto grau no pescoço, ombros, mãos e no peito, e teve que ficar três semanas no hospital, onde passou por vários transplantes.

Duas pessoas foram detidas, mas depois libertadas sem nenhuma acusação.

Apelidado de 'Mickey', Faisal Halim, que regressou em agosto no Selangor FC, foi convocado pelo técnico Peter Cklamovski para o primeiro jogo do apuramento para  a Tala da Ásia de 2027, no dia 25 de março, contra o Nepal.

"Conversei com 'Mickey' na semana passada. Queria uma atualização sobre a sua motivação e seu ânimo... vi que ele estava a querer jogar e pronto para vestir a camisola da Malásia, para deixar os adeptos orgulhosos, por isso ele está no grupo", comentou Cklamovski.

Outras três agressões ocorreram no ano passado, sem que fosse possível estabelecer algum vínculo entre elas. A de Faisal Halim foi a mais grave de todas.