As Ligas Europeias e o FIFPro Europa sublinharam o seu comprometimento para uma agenda que priorize o diálogo entre os diversos parceiros sociais, revelaram as entidades em comunicado conjunto emitido hoje.

"As recentes decisões e procedimentos legais por parte do Conselho de Justiça da União Europeia (CJEU) tornaram urgente a necessidade de que as organizações internacionais desportivas operem com transparência, objetividade e em concordância com os direitos fundamentais consagrados", pode ler-se na nota.

As duas entidades referem ainda que a recente queixa conjunta para a FIFA em reação ao calendário internacional de futebol realça a importância em resolver os conflitos de interesse entre os regulamentos e os direitos comerciais, defendendo ainda a saúde dos jogadores.

Num recente encontro entre a plataforma criada em 2024 por estas duas entidades, que inclui representantes dos patrões e dos jogadores, os organizadores enfatizaram a necessidade de preservar a relação entre as competições profissionais, semi-profissionais e formação, "na qual o desenvolvimento dos jogadores e as competições locais possam continuar a modelar o futebol na Europa".