O argentino Marcelo Bielsa foi na segunda-feira anunciado como novo selecionador de futebol do Uruguai e vai ser apresentado oficialmente na quarta-feira, em conferência de imprensa, no estádio Centenário de Montevideu.

"Benvindo, Marcelo! Bielsa assume como técnico da seleção maior", refere a mensagem publicada no Twitter da seleção uruguaia, sobre uma imagem do experiente técnico argentino.

Uma das primeiras tarefas de Bielsa em Montevideu vai ser a lista de jogadores chamados para os próximos jogos particulares, contra Nicarágua e Cuba, dias 14 e 20 de junho, respetivamente.

Bielsa será o segundo estrangeiro a dirigir a 'Celeste', depois do também argentino Daniel Passarella, que esteve no posto entre 1999 e 2001.

Nascido em Rosario, em julho de 1955, Bielsa iniciou a carreira de treinador em 1990, dez anos depois de ter terminado a carreira de jogador.

Orientou o Newell's Old Boys, na Argentina, o Atlas e o América, no México, e o Velez Sarsfield, de novo na Argentina. Já na Europa, treinou Espanyol e Athletic Bilbau, em Espanha, Marselha e Lille, em França, e Leeds, em Inglaterra.

A nível de seleções, comandou a Argentina (1998-2004) e Chile (2007-2011), e com a 'Albiceleste', sagrou-se campeão olímpico de futebol em Atenas2004.