O antigo presidente da UEFA, Michel Platini, assumiu esta sexta-feira numa entrevista que o sorteio para o Mundial de 1998, disputado em território francês, foi manipulado de modo a garantir que França e Brasil só se encontrassem na final, algo que acabou pro acontecer.

Em declarações à rádio France Bleu Sport, Platini admitiu que foi feita um "pequeno arranjo" no sorteio da competição ao colocar as duas seleções em grupos diferentes para evitar um confronto antes da final.

"Na hora de organizar a prova, fizemos um pequeno arranjo. Não trabalhámos durante seis anos a fio para não podermos fazer algumas aldrabices. Quando se joga em casa, é importante desfrutar. Acham que os outros também não fazem isso? Uma final entre Brasil e França era o sonho de toda a gente. Se terminássemos ambos em primeiro nos grupos, não nos encontrávamos antes da final", explicou o antigo presidente da UEFA.

"Acham que outros não o fizeram? Ao ultrapassar todos os obstáculos até à final, França e Brasil realizaram o sonho da organização da prova", afirmou.

França acabaria por vencer o Mundial de 1998 ao vencer o Brasil por 3-0 na final, naquele que é o único Campeonato do Mundo conquistado pelos gauleses na sua história.