Desta feita, o estudo do Observatório do Futebol do CIES debruça-se sobre os 50 clubes que mais gastaram durante o mercado de transferências durante as janelas de janeiro e no verão.
O Chelsea destaca-se com cerca de 555 milhões de euros investidos, investindo em cerca de 15 jogadores.
Veja aqui o resultado do estudo
Este valor representa mais do dobro do valor gasto pelo segundo clube mais gastador, o Manchester United, que investiu em 272 milhões em sete jogadores.
A Premier League domina em relação aos gastos, com o West Ham, o Nottingham Forest e o Wolverhampton a completarem os cinco primeiros colocados entre os clubes que mais despenderam.
Aliás, todos os clubes da Premier League, com exceção, do Leicester City, que se encontra na 51.ª posição, encontram-se entre os 50 primeiros colocados. O Barcelona aparece à frente do PSG em relação ao clubes fora da Premier League. O Ajax lidera a tabela dos clubes que se encontram fora dos Big-5. O Flamengo é o único clube não europeu entre o top-50.
O domínio da Premier League no capítulo dos gastos impressiona: São cerca de 3,19 biliões de euros. Muito acima dos valores gastos pela liga italiana, cerca de 826 milhões de euros. A Ligue 1 completa o pódio com cerca de 756 milhões de euros gastos, à frente da La Liga (708 milhões de euros) e Bundesliga, com 689 milhões de euros. Na sexta posição aparece a Liga neerlandesa, com 228 milhões de euros.
Comentários