Foi um fim de semana complicado para uma boa parte dos jogadores portugueses que atuam nas principais Ligas europeias, com várias derrotas - algumas delas surpreendentes - e poucos golos 'nacionais'. Ainda assim, houve quem brilhasse a grande altura.

O SAPO Desporto resume-lhe o que fizeram os futebolistas lusos espalhados um pouco por essa Europa fora ao longo dos últimos dias.

Inglaterra: Bruno Fernandes embala United, Wolverhampton ganha com golos lusos mas Silva, Cancelo e Dias deixam-se surpreender

Com um golo e uma assistência na vitória por 4-2 do Manchester United no terreno do Leeds, Bruno Fernandes terá sido a figura maior no que a portugueses diz respeito na Liga inglesa neste fim-de-semana, ao brilhar num jogo em que Cristiano Ronaldo alinhou 85 minutos mas ficou em branco e em que Diogo Dalot não saiu do banco.

Também domingo, a equipa mais portuguesa de Inglaterra, o Wolverhampton, treinado por Bruno Lage, regressou às vitórias, ao bater o Leicester por 2-1, com dois golos lusos, assinados por Rúben Neves e Daniel Podence (este último um grande golo). Ao todo, cinco portugueses alinharam de início pelos 'wolves', com um sexto (Pedro Neto) a saltar do banco na segundo tempo e a regressar assim à equipa após longa lesão. No Leicester, Ricardo Pereira também foi titular.

Man. United apanha susto mas vence em casa do Leeds. Bruno Fernandes marca e assiste, CR7 em branco
Man. United apanha susto mas vence em casa do Leeds. Bruno Fernandes marca e assiste, CR7 em branco
Ver artigo

Menos feliz do que a armada lusa do Wolverhampton foi o trio luso do Manchester City. Rúben Dias, João Cancelo e Bernardo Silva foram, todos eles, titulares, mas desta feita viram-se derrotados em casa pelo Tottenham, permitindo no topo da classificação a aproximação do Liverpool (que, sem Diogo Jota, lesionado, venceu o Norwich). Nota ainda para a titularidade de Cedric Soares na vitória do Arsenal sobre o Brentford.

Itália: Mourinho expulso mas Roma recupera e evita derrota, Rafael Leão não marca e Milan não ganha

Na Serie A italiana a Roma, treinada por José Mourinho (que acabou expulso), esteve a perder por 0-2 na receção ao Verona de Miguel Veloso (que não jogou), mas reagiu a tempo de salvar um ponto, acabando por empatar 2-2. Sérgio Oliveira foi titular, mas saiu ao intervalo e a formação da capital caiu para o 8.º lugar da classificação.

"A Juventus manda em ti!" Estas palavras podem valer castigo pesado a Mourinho
"A Juventus manda em ti!" Estas palavras podem valer castigo pesado a Mourinho
Ver artigo

Quem também empatou 2-2 foi o líder da classificação, o AC Milan. Rafael Leão, a atravessar um excelente momento de forma, foi novamente titular, mas desta feita ficou em branco, quebrando assim um ciclo de dois jogos seguidos a marcar.

No outro jogo a envolver portugueses, o ponta-de-lança Beto foi titular no empate 1-1 da Udinese em casa, frente à Lazio, por quem Jovane Cabral saltou do banco logo aos 25 minutos.

Espanha: Félix assistiu e marcou no regresso do At.Madrid às vitórias, Max e Guedes goleados

Na La Liga o destaque vai por inteiro para João Félix. O internacional português de 22 anos voltou a ser titular, depois de dois jogos a começar no banco, e correspondeu com uma assistência e um golo no regresso do Atlético de Madrid aos triunfos (0-3 em casa do Osasuna). Foi o seu 100.º jogo pelos 'colchoneros'.

João Félix marca no jogo 100 pelo Atlético de Madrid
João Félix marca no jogo 100 pelo Atlético de Madrid
Ver artigo

Sorte bem distinta tiveram Luís Maximiano, no Granada, e Gonçalo Guedes, no Valencia. Os dois foram titulares, respetivamente nas receções a Villarreal e Barcelona, e os dois viram as suas equipas derrotadas por expressivos 4-1.

Alemanha: Raphael Guerreiro e André Silva em branco nas goleadas de Dortmund e Leipzig

Na Bundesliga, em contrapartida, foram duas equipas com jogadores portuguesas a vencerem com goleadas. Ainda assim, nenhum conseguiu fazer o gosto ao pé.

Raphael Guerreiro jogou de início na vitória caseira, por 6-0, do Dortmund frente ao Borussia Monchengladbach, enquanto André Silva saltou do banco a 20 minutos do fim na vitória por 6-1 do Leipzig em casa do Hertha Berlim.

França: Nuno Mendes jogou quarto de hora final na derrota surpreendente do PSG

Por fim, na Ligue 1, houve surpresa com a derrota do Paris Saint-Germain na visita ao Nantes. Danilo Pereira não saiu do banco nos parisienses, enquanto Nuno Mendes jogou o quarto de hora final.

O campeão Rennes somou uma vitória folgada, mas sem qualquer português em campo, e Gelson Martins entrou a tempo de ajudar o Monaco a empatar (1-1) na visita ao Bordeús, enquanto Anthony Lopes foi, como é hábito, titular na baliza de um Lyon que empatou também a um golo no terreno do Lens.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.