Foi mais um fim-de-semana em que os muitos portugueses espalhados pelas principais Ligas nacionais europeias deram cartas. Cristiano Ronaldo, claro, mais do que todos, mas houve outros destaques.

Mourinho continua imparável na Roma e somou nova vitória num jogo marcante, enquanto houve golos para Rafael Leão, Raphael Guerreiro e Gonçalo Guedes, entre outros. Veja o que fizeram os 'portugueses lá fora ao longo' de sábado e domingo.

O regresso de sonho de Ronaldo a Old Trafford

Era o momento mais esperado em Inglaterra (e não só) neste fim-de-semana no que ao futebol diz respeito: mais de 12 anos depois, Cristiano Ronaldo ia voltar a jogar pelo Manchester United. E se as expetativas eram grandes, CR7, como em tantas outras ocasiões, não só esteve à altura como as superou.

Titular no centro do ataque dos 'Red Devils' frente ao Newcastle, Ronaldo começou por  inaugurar o marcador com uma finalização oportuna em cima do intervalo, na recarga a um primeiro remate que o guarda-redes contrário não conseguiu segurar. Depois, já na segunda parte e após o Newcastle ter restabelecido a igualdade, Ronaldo bisou, com uma excelente finalização, de pé esquerdo. Era difícil pedir um melhor regresso...

Recorde as melhores imagens do regresso de Cristiano Ronaldo a Old Trafford

Premier League 'portuguesa'

Mas não foi Ronaldo o único português a brilhar pelo Manchester United. É que, pouco depois de o antigo avançado da Juventus bisar, Bruno Fernandes também fez o gosto ao pé (o seu quarto golo nesta Premier League 21/22), com um imparável disparo de longe, elevando a contagem para 3-1, num jogo que o United acabou por vencer por 4-1. Os 'Red Devils' lideram a classificação com os mesmos dez pontos de Chelsea e Liverpool, ao fim de quatro jornadas.

Quem também marcou nesta jornada foi Bernardo Silva, que depois de ter apontado um dos golos de Portugal no triunfo sobre o Azerbaijão a meio da semana, assinou o golo do triunfo (1-0) do Manchester City (que também contou com Rúben Dias e João Cancelo como titulares) sobre o Leicester (por quem Ricardo Pereira não saiu do banco).

Num fim de semana muito 'português' na Premier League inglesa, Bruno Lage festejou a sua primeira vitória como treinador do Wolverhampton. Os 'Wolves', com José Sá, Nélson Semedo, Rúben Neves, João Moutinho e Francisco Trincão no 'onze' e Daniel Podence como suplente utilizado, triunfaram por 2-0 no terreno do Watford, somaram os seus três primeiros pontos da temporada e subiram ao 13º lugar da classificação.

Mourinho assinala marco com vitória (dramática) na Roma e lidera Serie A

Seria sempre um jogo especial para José Mourinho. O 'Special One' ia disputar o seu milésimo jogo como treinador principal, marco histórico de uma carreira em que já passou pelo leme de Benfica, U.Leira, FC Porto, Chelsea, Inter, Real Madrid, Manchester United, Tottenham e, agora, Roma.

Drama no Olímpico: El Shaarawy dá vitória à Roma no jogo 1000 de Mourinho. Patrício decisivo, VAR anula empate aos 95
Drama no Olímpico: El Shaarawy dá vitória à Roma no jogo 1000 de Mourinho. Patrício decisivo, VAR anula empate aos 95
Ver artigo

Em casa, frente ao Sassuolo, Mourinho não teve, contudo, um jogo fácil. Com Rui Patrício titular na baliza (e a fazer uma bela exibição), a Roma teve de esperar pelo primeiro minuto do período de descontos do segundo tempo (e de um golo assinado por um homem vindo do banco) para chegar ao terceiro triunfo em três jogos na presente edição da Serie A. Mourinho pôde, então, sorrir no seu jogo 1000 como treinador e festejar como há muito não se via. Ao leme da Roma, o técnico português só sabe ganhar: cinco jogos, cinco vitórias.

Ainda em Itália, Rafael Leão marcou pelo Milan pelo segundo jogo consecutivo. Titular no ataque dos 'rossoneri', o avançado luso de 22 anos abriu o ativo no triunfo por 2-0 com um golo aos 45 minutos, cedendo depois o lugar aos 60 minutos a Zlatan Ibrahimovic, que viria depois a fechar a contagem. Também Mário Rui teve razões para sorrir na Serie A, titular no triunfo do Nápoles, por 2-1, sobre a Juventus.

Curiosamente, Nápoles e Milan são as outras equipas que, tal como a Roma de Mourinho, seguem 100% vitoriosas ao fim de três jornadas da Serie A 21/22.

João Félix de regresso em Espanha, onde Gonçalo Guedes marcou

Lesionado desde o Euro 2020, João Félix regressou, este fim de semana, aos relvados ao saltar do banco perto da hora de jogo no triunfo por 2-1 do Atlético de Madrid no terreno do Espanyol. A turma de Diego Simeone perdia por 1-0 quando o antigo jogador do Benfica entrou em campo, mas acabou por vencer por 2-1 com o golo do triunfo a surgir já aos 90+9 minutos.

Quem segue em grande em Espanha neste início de época são o Valência e Gonçalo Guedes. O atacante internacional luso marcou pela segunda vez na La Liga esta época, num triunfo por 4-1 sobre o Osasuna da formação 'Che', que também contou com Thierry Correia de início.

Valência e Atlético de Madrid lideram a classificação, com 10 pontos, acompanhados no topo pelo Real Madrid.

Outros destaques

Na Bundesliga, dois portugueses tiveram sortes distintas. Raphael Guerreiro marcou um dos golos num grande espetáculo de futebol que terminou com o triunfo do seu Borussia Dortmund, por 4-3, no terreno do Bayer Leverkusen, mas André Silva ficou em branco na pesada derrota caseira do Leipzig (1-4) ante o campeão Bayern Munique.

Em França o destaque vai para a estreia de Nuno Mendes. O antigo lateral esquerdo do Sporting saltou do banco aos 86 minutos no triunfo por 4-0 sobre o Clermont, num jogo em que outro português, Danilo, jogou os 90 minutos.

Noutros campeonatos, na Turquia, o Fernerbahçe de Vítor Pereira perdeu os primeiros pontos, ao empatar 1-1 com o Sivasspor. Na Dinamarca, Pedro Ferreira bisou no triunfo do Aalborg e, na Escócia, Jota estreou-se pelo Celtic e logo como titular.