Os internacionais portugueses Rúben Dias e Bernardo Silva integram o melhor ‘onze’ do ano de 2023, dominado pelo Manchester City, para o sindicato mundial de futebolistas profissionais (FIFPro), foi hoje revelado na Gala ‘The Best’ da FIFA.

O defesa central e o médio, que conquistaram a Liga inglesa, a Liga dos Campeões, a Taça de Inglaterra e o Mundial de clubes pelo emblema inglês, juntam-se aos companheiros de equipa John Stones, Kyle Walker, Kevin De Bruyne e Erling Haaland, a Thibaut Courtois, Vinícius Júnior e Jude Belingham, todos do Real Madrid, Kyllian Mbappé (Paris Saint-Germain) e Lionel Messi (Inter Miami).

FOTOS: As melhores imagens da Gala The Best 2024

O português Cristiano Ronaldo, dos sauditas do Al Nassr, que foi o melhor marcador do ano civil, com 54 golos, incluindo 10 ao serviço da seleção portuguesa, na qualificação para o Euro2024, estava entre os 23 nomes, mas acabou por ficar de fora do ‘onze’, divulgado hoje em Londres.

Este Onze do Ano foi votado exclusivamente por jogadores. As escolhas foram feitas tendo em conta o que os jogadores fizeram entre 19 de dezembro de 2022 (pós-Mundial) e 20 de agosto de 2023

Onze de 2023: Courtois (Real Madrid); Stones, Walker e Rúben Dias (Manchester City); Bellingham (Real Madrid), Bernardo Silva e Kevin de Bruyne (Manchester City); Haaland (Manchester City), Mbappé (PSG), Messi (PSG/Inter Miami) e Vinícius Júnior (Real Madrid).

Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, já felicitou Rúben Dias e Bernardo Silva

"Envio uma mensagem especial de parabéns ao Bernardo Silva e Rúben Dias por mais esta conquista, ao integrarem o melhor onze do ano de 2023. Numa época recheada de sucessos, onde venceram a Premier League, a Taça de Inglaterra e ainda a Liga dos Campeões, o trabalho e dedicação dos jogadores portugueses foi consagrado com mais este reconhecimento mundial. Ao Bernardo e ao Rúben, a todas as suas famílias e a todos os que contribuíram para o seu contínuo desenvolvimento enquanto pessoas e jogadores, envio um forte abraço de agradecimento pela alegria que nos continuam a proporcionar enquanto portugueses, com o desejo que se repitam por muitos mais anos. Muitos Parabéns!", disse Fernando Gomes, citado pelo site da FPF.