A seleção de futebol da Palestina retirou-se de um torneio amigável organizado pela Malásia, que começa na sexta-feira, devido à guerra entre Israel e o grupo islamita Hamas, anunciou a federação malaia.

A Associação de Futebol da Malásia disse que a seleção palestiniana, uma das três equipas convidadas para a Taça Merdeka 2023, foi forçada a retirar-se “por não poder voar para Kuala Lumpur devido à situação tensa no país”.

O Hamas lançou no sábado um ataque terrestre, marítimo e aéreo sem precedentes contra Israel a partir da Faixa de Gaza, na maior escalada do conflito israelo-palestiniano em décadas.

O ataque levou Israel a declarar guerra ao Hamas e a responder com bombardeamentos contra a Faixa de Gaza.

A guerra entre Israel e o Hamas provocou mais de 1.200 mortos do lado israelita e 950 em Gaza desde sábado, segundo dados atualizados hoje pelas duas partes.

O atual conflito também originou mais de 260 mil deslocados na Faixa de Gaza, um pequeno território de 2,3 milhões de habitantes controlado pelo Hamas desde 2007.

Em novembro, a Palestina tem agendados dois jogos de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2026 com o Líbano (fora, a 16) e com a Austrália (em casa, a 21).