O treinador português do JC Amazonas, Hugo Duarte, foi detido na segunda-feira após o empate sem golos ao Bahia, em jogo que determinava o acesso ao principal escalão do futebol feminino brasileiro.

Segundo o 'Metro1', o técnico foi apanhado em  flagrante a proferir insultos racistas contra a jogadora do Bahia, Suelen, acabando por ser detido pelas autoridades no momento.

Devido a este caso, o final do encontro ficou marcado por uma grande confusão, em que vários elementos das duas equipas entraram em confronto, com Hugo Duarte a proferir repetidamente o termo "macaca", para além de estar a ser acusado de tentativa de agressão.

Suelen recorreu à sua rede social Instagram para lamentar o ocorrido, chamando Hugo Duarte de "criminoso". "A naturalização que se foi proferida mais de uma vez pela expressão racista “macaca” tenta silenciar a minha figura como mulher preta no esporte, porém o ato denúncia é a arma que tenho para combater o racista", pode-se ler na publicação.

O JC Amazonas já veio a público, num comunicado, repudiar qualquer tipo de preconceito e atos racistas.

"O Clube juntamente com seu jurídico estão averiguando todas informações necessárias dos acontecimentos ali presenciados para realizar os procedimentos cabíveis onde não haja informações infame ou caluniosas que prejudiquem quaisquer que sejam os envolvidos. No mais retificamos que este clube lamenta e é contra qualquer tipo de preconceito", escreveu o clube num comunicado publicado na rede social 'Facebook'.