O estádio Yuri Gagarin ficou completamente destruído, após ser atingido por mísseis russos propriedade do Desna, na cidade de Chernihiv, na Ucrânia. Imagens captadas pela Maxar Technologies mostram uma enorme cratera no centro do relvado, onde terá caído um projétil.

Já na semana passada, o Shakhtar Donetsk tinha partilhado imagens da destruição do recinto desportivo, onde joga o FC Desna Chernihiv. Foi neste clube que o internacional ucraniano Andriy Yarmolenko iniciou a sua carreira de futebolista.

Antes, a Federação Ucraniana de Futebol tinha mostrado imagens da destruição do Estádio, que fica localizado perto das fronteiras com a Bielorrússia e a Rússia. Chernihiv foi uma das primeiras cidades a ser atacadas pelas forças russas.

A Rússia lançou a 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamento de alvos em várias cidades, um ataque que foi condenado pela generalidade da comunidade internacional.

Os últimos números publicados na conta oficial do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (ACNUR) dão conta que a guerra na Ucrânia já provocou 3,16 de refugiados e mais de dois milhões de deslocados no país.