O Complexo Olímpico de Sviatoshyn, em Kiev, foi atacado esta segunda-feira. A infraestrutura, que serve de centro de treinos do Shakhtar Donetsk desde 2014, foi atingida com projéteis que danificaram o relvado e uma sala com equipamentos, informou o clube ucraniano nas redes sociais.

"O complexo de treinos do Shakhtar foi atacado durante os combates perto de Kiev. Um dos projéteis atingiu o campo de treinos, outro uma sala de equipamentos", pode-se ler numa numa publicação do Shakhtr Donetsk.

O Complexo Olímpico de Sviatoshyn fica a cerca de 20 km de Kiev, capital da Ucrânia.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que matou pelo menos 1.325 civis, incluindo 120 crianças, e feriu 2.017, entre os quais 168 menores, segundo os mais recentes dados da ONU, que alerta para a probabilidade de o número real de vítimas civis ser muito maior.

A guerra provocou a fuga de mais de 10 milhões de pessoas, incluindo mais de 4,1 milhões de refugiados em países vizinhos e cerca de 6,5 milhões de deslocados internos.

A ONU estima que cerca de 13 milhões de pessoas necessitam de assistência humanitária na Ucrânia.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.