Oleksandr Zinchenko, defesa do Arsenal, visitou pela primeira vez à Ucrânia, seu país-natal, desde a invasão por parte da Rússia. Em declarações ao jornal britânico 'Daily Mail', o futebolista de 26 anos contou o que viu e o que viveu ao longo de uma semana.

"Viver uma semana com eles, naquelas condições e na situação em que a Ucrânia está...foi assustador! Isto é uma guerra a sério. O que o exército russo está a fazer neste momento é largar muitas bombas e mísseis durante a noite. Imaginem tentar dormir, com bebés, e de repente ouvirem-se as sirenes...", começou por contar.

"É preciso acordar, ir para um bunker debaixo de terra e escondermo-nos, caso contrário corremos o risco de perder a vida. Nunca se sabe onde vai cair uma bomba ou um míssil. Há uns dias destruíram uma barragem. Nem consigo descrever as histórias que ouvi!", prosseguiu.

"Há pessoas que nem conseguiram sair de casa por causa do nível da água. Uma das histórias que ouvi foi a de uma mulher que tinha dois bebés com poucos meses ao colo e estava num telhado a tentar agarrar-se à última pedra para tentar sobreviver. Infelizmente não conseguiu, nem ela nem os bebés", lamentou.

"Falei com crianças que estudavam e algumas delas já tinham visto o exército russo nas suas casas. Alguns militares estavam a roubar, outros a fazer coisas sobre as quais nem quero falar. Isto foram histórias que ouvi dessas crianças. Fiquei em choque! As crianças não mentem, dizem a verdade 'pura e dura'", terminou.