A International Champions Cup já vai na sua sétima edição e é conhecida por ser um dos maiores torneios de jogos amigáveis de futebol do mundo de pré-temporada. As duas primeiras edições foram disputadas apenas nos EUA e Europa, mas, desde 2015, o torneio passou a ser disputado, separadamente, também na Austrália e China.

Um total de 12 equipas integram a edição 2019 da International Champions Cup, sendo que o Benfica é o único representante português. A partir de Inglaterra participam Arsenal, Manchester United e Tottenham e de Itália viajam Fiorentina, Inter de Milão, AC Milan e Juventus. Os espanhóis Real Madrid e Atlético de Madrid também participam, assim como o Chivas (México) e Bayern de Munique (Alemanha). Um cartaz de fazer ‘salivar’ qualquer adepto de futebol.

São 16 estádios que acolhem a prova, espalhados por seis países (China, EUA, Inglaterra, Suécia, Singapura e País de Gales), sendo que os EUA contam com 11, Europa com três e China (incluindo Singapura) com outros tantos. Cada equipa joga três partidas, havendo um total de 18 desafios.

Os jogos

Benfica divulga programa para digressão aos EUA
Benfica divulga programa para digressão aos EUA
Ver artigo

O campeão português joga no dia 20 de julho, às 21h (Portugal continental) com os mexicanos do Chivas, dia 25 com os italianos da Fiorentina (01h) e a terceira partida acontece dia 28, com os também italianos AC Milan (20h).

Apenas o Manchester United-Inter (Singapura), Juventus-Tottenham (Singapura), Tottenham-Manchester United (Shanghai), Manchester United-AC Milan (Cardiff), Tottenham-Inter (Londres) e o Atlético de Madrid-Juventus (Estocolmo) é que decorrem na Europa e Ásia, sendo que o AC Milan, Atlético de Madrid, Inter e Juventus ainda disputam algumas partidas em território norte-americano.

A transmissão

Pode acompanhar as 18 partidas, em território português, através da Sport TV.

Histórico de vencedores

Em 2013, o Real Madrid foi o primeiro campeão da primeira edição da prova, seguindo-se Manchester United, PSG (2015 e 2016), Barcelona e Tottenham, isto na edição EUA e Europa.

Em cada jogo são concedidos 3 pontos para vitória no tempo regulamentar. Em caso de empate, será feita uma disputa de penáltis. O vencedor da disputa ganha 2 pontos e o perdedor da disputa 1 ponto. A classificação final será feita consoante os pontos ganhos, saldo de golos, golos marcados e confronto direto.

O estádio de Faro-Loulé (2018) acolheu um jogo da prova, com o Benfica a ser derrotado por 3-2 diante dos franceses do Lyon.

A polémica de 2015: quando o FC Porto foi substituído pelo Benfica

Os jogos de pré-época do Benfica: apresentação na Luz, particular em Coimbra e viagem para os EUA
Os jogos de pré-época do Benfica: apresentação na Luz, particular em Coimbra e viagem para os EUA
Ver artigo

Em 2015, a organização anunciou que o FC Porto não quis, depois de ter confirmado, aceitar a viagem ao México para o jogo no dia 28 de julho com o Club America e por isso prescindiu da sua presença na prova. No seu lugar surgiu então o Benfica, que deixou muito satisfeito o presidente da Relevant Sports, a empresa organizadora da competição.

"Estamos muito entusiasmados por termos uma equipa incrível como o Benfica no nosso torneio. Adicionar os atuais campeões de Portugal no nosso torneio encaixa no nosso objetivo de contar de forma consistente com equipas da melhor qualidade", declarou Charlie Stillitano.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.