A equipa de Pep Guardiola soma agora 31 pontos e é a formação mais produtiva da Liga espanhola, com 33 golos, mais cinco do que o Real Madrid de José Mourinho, que recebe ainda hoje o Athletic de Bilbau.
O Real Madrid soma 29 pontos e só o triunfo frente aos bascos, sétimos classificados, permitirá aos madrilenos recuperarem o primeiro lugar, antes do clássico de 29 de Novembro com o “Barça”, em Camp Nou.
Messi marcou por três vezes no terreno do Almeiria e desalojou Cristiano Ronaldo do primeiro lugar nos melhores marcadores do campeonato. Antes do jogo da noite de hoje, o português tem 12 golos, menos um do que o argentino.
O sul-americano foi quem colocou em vantagem o FC Barcelona, que se mantém 100 por cento vitorioso em reduto alheio, aos 17 minutos, voltando a festejar aos 37 e 67. Com o “hat-trick”, ultrapassou os 100 golos na prova.
Iniesta (19 minutos), Acabiete (27, na própria baliza), Pedro (35) e o suplente Bojan (62 e 73) foram os autores dos restantes golos no encontro com o Almeria, antepenúltimo da classificação.
O “Barça” já não vencia por 8-0 em reduto alheio desde 1959/60 (bateu então o Las Palmas) e não conseguia uma goleada por estes números desde 1996/97, quando recebeu e bateu o Logroñes.
Na Liga espanhola, nenhuma equipa marcava oito golos fora desde 1995/96, temporada em que o Valladolid venceu no reduto do Oviedo por 8-3.
Na luta pelo último lugar do pódio, o Villarreal e o Valência empataram 1-1, com os forasteiros a marcarem primeiro, por Artitz Aduriz, aos 21 minutos, e os locais a empatarem aos 73, pelo italiano Giuseppe Rossi.
Os internacionais lusos Miguel (substituído aos 58 minutos) e Ricardo Costa foram titulares no Valência, que se manteve a três pontos do Villarreal (21 contra 24) e pode ser ultrapassado domingo pelo Sevilha (20), que recebe o Maiorca.
Comentários