A transferência de André Gomes do Valência para o FC Barcelona será a quinta mais cara de um futebolista português, atrás de Cristiano Ronaldo, Luís Figo, Rui Costa e quase a par de Renato Sanches.
De acordo com a imprensa catalã, o antigo médio do Benfica chega ao FC Barcelona a troco de 35 milhões de euros (ME), mais 20 ME em variáveis, o que tornará o quinto negócio mais caro com jogadores portugueses.
Se os valores se confirmarem, o ‘Barça’ pagará um valor fixo de 35 ME, o mesmo que o Bayern Munique pagou ao Benfica por Renato Sanches, mas no caso dos bávaros com variáveis que podem acrescer 45 ME.
No topo dos futebolistas portugueses mais caros está, de forma incontestável, Cristiano Ronaldo, três vezes Bola de Ouro, com os ingleses do Manchester United a receberem em 2009 cerca de 94 ME do Real Madrid.
Os ‘merengues’ estão também na segunda transferência mais cara de outro português, no caso Luís Figo, Bola de Ouro em 2001, e depois de terem pagado um valor ligeiramente acima dos 60 ME, igual à cláusula de rescisão.
No terceiro lugar surge a saída em 2001 de Rui Costa da Fiorentina para o AC Milan, com valores um pouco acima dos 40 ME.
Assim, Renato Sanches e André Gomes passam a ocupar o quinto lugar, com valores fixos de 35 ME, à frente das transferências de Ricardo Carvalho (do FC Porto para o Chelsea, 30ME), Danny (do Dínamo Moscovo para o Zenit, 30ME), de Pepe (do FC Porto para o Real Madrid) e de Fábio Coentrão (do Benfica para o Real Madrid, 30ME).
Uma lista que segue também com a ida de Nani do Sporting para o Manchester United (25,5 ME) ou de João Moutinho do FC Porto para o Mónaco (25ME).
A saída de André Gomes para os bicampeões espanhóis deverá ainda trazer retorno financeiro ao Benfica, que quando transferiu o jogador para o Valência, por 15 ME, ficou com direito a 25% de uma mais-valia acima do valor da transferência original.
Com o FC Barcelona a pagar para já 35 ME, significa que as ‘águias’ terão a receber cinco milhões de euros (1/4 da mais-valia de 20 milhões, a diferença entre os 15 milhões da primeira venda e os 35 ME desta segunda venda), os quais podem crescer com as variáveis.
Veja aqui a galeria com os jogadores portugueses mais caros de sempre.
Comentários