O Athletic Bilbau reforçou o oitavo lugar do campeonato espanhol com uma vitória por 2-1 sobre o Celta Vigo. Aduriz, de grande penalidade, aos 17 minutos, e San Jose, aos 32, fizeram os golos da formação basca, enquanto o argentino Larrivey reduziu para a formação da casa, aos 64.

Com Licá e Zé Castro no `onze´ e a jogar em casa, o Rayo Vallecano esteve a perder perante o Granada, mas deu a volta ao marcador na segunda parte e venceu, por 3-1.

O colombiano Cordoba colocou os forasteiros na frente, aos oito minutos, mas Bueno, com um `bis´ aos 65 e 76, e Embarba, já nos descontos (90+4), protagonizaram a recuperação do Rayo, que segue um confortável 10.º lugar.

Ainda este sábado o Barcelona venceu em casa do Eibar por 2-0, com um `bis´ de Lionel Messi, e colocou-se provisoriamente com quatro pontos de vantagem sobre o Real Madrid na liderança da Liga espanhola de futebol.

Na 27.ª jornada, no campo do 14.º classificado da prova, Messi voltou a ser decisivo na formação catalã, desta vez com golos aos 31 e 55 minutos, o primeiro na transformação de uma grande penalidade, e pela primeira vez ultrapassou Cristiano Ronaldo no topo da lista de melhores marcadores.

O internacional argentino passou a somar 32 golos esta temporada na Liga espanhola, enquanto o avançado do Real Madrid e capitão da seleção portuguesa continua com 30, embora ainda não tenha atuado nesta jornada.

Este triunfo deixa o líder FC Barcelona provisoriamente com quatro pontos de vantagem sobre o Real Madrid, segundo classificado, que recebe no domingo o Levante.

Mais longe do primeiro lugar ficou o Atlético Madrid, atual campeão, que empatou a zero no terreno do Espanyol de Barcelona e deixou-se ultrapassar pelo Valência no terceiro lugar.

Na Catalunha, a formação comandada pelo argentino Diego Simeone somou o terceiro jogo sem vencer na competição e caiu para o quarto lugar, a nove pontos do FC Barcelona.

Com o médio português Tiago a titular, a tarefa do Atlético Madrid ficou mais difícil quando o central brasileiro Miranda viu o cartão vermelho mesmo em cima do intervalo, aos 45+3 minutos. Mesmo assim, os `colchoneros´ aguentaram o empate na segunda parte, um resultado que acaba por favorecer sobretudo o Valência.

Na sexta-feira, no arranque da jornada, a equipa liderada pelo treinador português Nuno Espírito Santo recebeu e venceu o Deportivo da Corunha, por 2-0, e instalou-se no terceiro lugar do campeonato espanhol.