De acordo com o jornal espanhol El Mundo, o internacional galês Gareth Bale foi notificado pela Agência Tributária de Espanha devido a uma dívida fiscal de 337 mil euros, por fraude na tributação de impostos nos direitos de imagem através de uma sociedade inglesa.

O Fisco espanhol considera que o avançado do Real Madrid deveria ter tributado os seus ganhos comerciais em Espanha durante o ano de 2013, quando foi transferido do Tottenham para o Real Madrid.

Os 337 mil euros são referentes à fraude fiscal de 200 mil, mais multa de 100 mil e taxa de agravamento de 37 mil.

Em questão, são os valores que dizem respeito à receita de publicidade que recebeu através da empresa Primesure Limited, sediada em Londres, para a qual solicitava serviços desde 2007.

Apesar de o Fisco considerar Gareth Bale como não-residente espanhol no ano de 2013, era expetável que tributasse os direitos de imagem no país vizinho, que gerou quando vestiu, pela primeira vez, a camisola branca do Real.

A entidade tributária espanhola exige 19% desse valor e não considera este ato como um crime fiscal, ao contrário de outros jogadores do Real Madrid.