O Barcelona fecha a temporada 2020/21 esta sexta-feira no terreno do Eibar, na última ronda da La Liga. Os Culés ficaram fora da disputa do título, pelo que este será um jogo para cumprir calendário.

O encontro deverá ser também de despedidas. É provável que Ronald Koeman não continue como técnico dos blaugrana, numa época em que teve várias possibilidades de chegar à liderança mas falhou sempre. O treinador tem a seu favor o facto de ter lançado vários jovens e de ter conquistado a Taça do Rei, mas falhou outros objetivos.

Outro que poderá despedir-se do clube esta sexta-feira é Lionel Messi. O argentino está em final de contrato, ainda não renovou e não há qualquer dado sobre o seu futuro. Messi ainda não disse se quer continuar ou sair, apesar de os dirigentes do clube terem manifestado sempre que querem continuar com ele. Diz o jornal 'Marca' que o presidente Joan Laporta elegeu a renovação de Messi como assunto de prioridade máxima e que o clube tudo fará para manter o argentino. A ideia é renovar mas com Messi a baixar o seu salário.

Quem está dependente de Messi é Antoine Griezmann. Diz a 'Marca' que o avançado francês poderá ser colocado no mercado de forma a permitir um bom encaixe financeiro. Mas Griezmann só sairá se Messi ficar. O dinheiro da venda do francês será usado para ajudar o clube a fazer face a difícil situação financeira em que se encontra. Parte da verba podia ser utilizada no reforço do plantel, numa altura em que se fala na possibilidade de Erling Haaland ser contratado pelos catalães.

Na lista de saídas estão nomes como Coutinho, Umtitit, Pjanic, Júnior Firpo, Matheus e Braithwaite, escreve a 'Marca'. Todos jogadores que nunca renderam em campo mas cujas vendas pode ajudar o clube a fazer frente a difícil situação financeira em que se encontra. Nesta 'limpeza' nem os da casa escapam: Piqué, Busquets e Jordi Alba são nomes que podem deixar o clube.

O Barcelona quer rejuvenescer o plantel, algo que já começou, com as entradas de Ronaldo Araujo, Ilaix Moriba e Mingueza, atletas que estavam na equipa B, e que se juntaram a De Jong e Pedri. Eric Garcia deverá chegar a custo zero proveniente do Manchester City.