O FC Barcelona cumpriu bem o seu papel de grande favorito na 18.ª jornada da Liga espanhola de futebol, goleando em casa, por 4-0, o Espanyol, no regresso do técnico Tito Vilanova.

O resultado foi construído de forma rápida e, à meia hora, o resultado estava feito, com o quarto golo a ser apontado por Lionel Messi, a elevar a contabilidade pessoal do argentino na Liga para 27.

Vilanova, que tem sido substituído por Jordi Roura, por razões médicas, reencontra os "blaugrana" como os deixou: absolutamente dominadores e a praticar o melhor futebol da atualidade.

A equipa soma agora 52 pontos, fruto de 17 vitórias e um empate, e tem, a 12 pontos, o Atletico Madrid, que ainda joga na ronda em Maiorca. O campeão Real Madrid está já a 16.

O primeiro golo apareceu aos nove minutos, com Xavi a finalizar uma jogada gizada por Messi e Iniesta. Aos 15 minutos, o argentino ofereceu o 2-0 a Pedro, a concluir uma brilhante jogada do coletivo.

Pedro bisou, aos 26, e volvidos dois minutos o guarda-redes Casilla fez grande penalidade sobre Fabregas e Messi converteu, com um remate rasteiro.

O FC Barcelona ainda poderia ter ampliado, com duas ocasiões excelentes de Pedro na segunda parte e um remate de Messi ao poste, mas o derbi da cidade condal acabou por não atingir foros de humilhação para o Espanyol.

Simão Sabrosa foi titular no Espanyol e fez jogo discreto, sendo substituído aos 77 minutos.