O Celta derrotou hoje no estádio dos Balaídos, em Vigo, o Espanyol, por 1-0, consolidando assim o quarto lugar na Liga espanhola de futebol, que atinge este fim de semana a 15.ª jornada.

Iagos Aspas, aos 42 minutos, marcou o golo da equipa galega, que chega aos 28 pontos na tabela, a dois apenas do Real Madrid, Madrid, que joga domingo no terreno do Villareal, quinto com 24 pontos.

Também domingo joga o atual segundo, o Atlético de Madrid, recebendo o Athletic Bilbau. Os 'colchoneros' estão com 32 pontos e em caso de vitória alcançam o FC Barcelona, que hoje à tarde cedeu segundo empate consecutivo, primeiro em casa esta época - 2-2 com o Corunha.

No ‘Depor’ foi o ‘desconhecido’ avançado Miguel Cardoso, jogador de 21 anos formado no Benfica e que passou pelo Real Massamá e Casa Pia, a agitar o jogo, com oportunidade para marcar e a assistir Lucas Pérez no primeiro golo dos galegos.

O FC Barcelona vencia por 2-0, graças aos golos do inevitável Lionel Messi (num livre irrepreensível aos 39 minutos) e de Ivan Rakitic (aos 62), mas os últimos 20 minutos mostraram um melhor Deportivo, também depois da entrada de Miguel Cardoso.

Os galegos chegaram a ter em campo Luisinho (saiu ao intervalo) e o benfiquista Jonathan Rodriguez, cedido por empréstimo (saiu aos 58), mas foi Miguel Cardoso – que fez a sua estreia em 'La Liga' na equipa de Víctor Sánchez del Amo – a boa nova.

O avançado, que se tinha estreado na Taça do Rei frente ao Llagostera, no início de dezembro, substituiu Juanfran aos 70 minutos, e em questão de segundos teve a primeira oportunidade, sem acerto.

Mesmo assim coube-lhe a assistência para o primeiro golo do Depor, por Lucas Pérez aos 77 minutos, e depois seria este a assistir Álex Bergantiños, aos 86, para o 2-2, e a primeira perda de pontos do ‘Barça’ em casa.

Também hoje, o Granada foi ganhar por 2-1 em Valência ao Levante, com 'bis' do venezuelano Peñaranda, aos 50 e 88. O moçambicano assegurou o golo levantino, aos 66.

'Bis' também de Kevin Gameiro, na receção do Sevilha ao Gijón - 2-0, golos aos 75 minutos, de grande penalidade, e aos 80.

Finalmente, nas Canárias o Las Palmas acreditou até ao fim e levou de vencida o Bétis por 1-0, com o golo da vitória a aparecer aos 90+3, apontado pelo brasileiro Willian José, lançado no jogo para os últimos dez minutos.

Com esta vitória, o Las Palmas salta de último para 18.º, com 13 pontos. Não chega para sair da zona de descida, mas passa Málaga e Levante e fica a um apenas da 'linha de água'.