Anunciada que foi a saída de Xavi Hernández do cargo de treinador, o FC Barcelona partiu em busca de assegurar o treinador que irá comandar os destinos dos catalães em 2024/25. Dos muitos nomes avançados, o de José Mourinho surgiu na lista, juntamente com Sérgio Conceição.

O técnico de 61 anos foi recentemente despedido da AS Roma, encontrando-se nesta altura sem clube. Apesar disso, e do lado da estrutura 'blaugrana', Deco colocou de parte um eventual regresso de Mourinho à Catalunha. Em entrevista ao canal catalão 'Esport3', o diretor desportivo do Barça, não se alongou muito sobre o seu antigo treinador no FC Porto.

"Mourinho é um amigo, mas não falo com ele há muito tempo", afirmou Deco.

Relativamente ao novo treinador, o dirigente do Barcelona traçou o perfil que o clube procura, e que se deve encaixar totalmente na realidade atual dos campeões espanhóis.

"Procuramos alguém com o perfil que temos agora. Que se adapta às condições do clube, que saiba potenciar os jovens, e que saiba que não podemos fazer grandes contratações. Tem de ser um treinador que saiba em que ponto está o Barcelona. Tem de conhecer a nossa realidade e que estamos numa situação de crescimento", sublinhou Deco.

Para além de associado ao Barcelona, clube onde esteve como adjunto entre 1996 e 2000, Mourinho é desejado pelos adeptos do Chelsea.