O Espanyol, de Simão e Pizzi, bateu hoje o Celta de Vigo, por 1-0, e subiu provisoriamente ao oitavo lugar da Liga espanhola de futebol, de que se disputa este fim de semana a 20.ª jornada.

A jogar no El Prat, o Espanyol só chegou aos três pontos a um minuto do fim, com o golo do catalão Sergio Garcia a colocar ponto final na resistência da equipa galega.

Quando já era conveniente queimar tempo, aos 90+2 minutos, Simão cedeu o seu lugar a Rodriguez Navarro, enquanto Pizzi foi suplente utilizado, rendendo Stuani, aos 65 minutos.

Ao início da tarde, Cristiano Ronaldo brilhou com um excelente golo para a robusta vitória do Real Madrid no terreno do Betis, por 5-0, que permitiu aos "merengues" igualar em pontos FC Barcelona e Atlético Madrid, equipas que só jogarão no domingo.

A boa exibição coletiva e o festival ofensivo do clube da capital começou a dar frutos aos 10 minutos, quando o Bola de Ouro de 2013 abriu a contagem com um tiro indefensável de fora da área e cimentou o estatuto de melhor marcador do campeonato, com 21 golos.

O galês Gareth Bale, de livre direto (25), e o francês Karim Benzema (45+1), com o seu 100.º golo pelo Real Madrid, ampliaram a vantagem para os visitantes, que se apresentaram em Sevilha com o central português Pepe no "onze".

O argentino Angel Di Maria fez o 4-0 (62), com um remate de primeira à entrada da área na "ressaca" de um canto, e Morata aproveitou uma assistência de "bicicleta" de Ronaldo para fechar a contagem (90+1).

Também hoje, em duelo de "aflitos" Elche e Rayo Vallecano empataram, 2-2, enquanto que o Granada-Osasuna terminou com um "nulo", sem que o marcador tivesse funcionado.

No domingo, destacam-se no programa os jogos Levante-FC Barcelona e Atletico Madrid-Sevilha.

A classificação provisória tem FC Barcelona, Atletico Madrid e Real Madrid igualados com 50 pontos, mas os "merengues" contam com um jogo a mais. O Athletic Bilbao é distante quarto, com 36 pontos.