A FIFA mostrou estar contra a realização da partida entre Girona e Barcelona nos Estados Unidos, válida pelo Campeonato Espanhol, segundo confirmação do presidente Gianni Infantino nesta sexta-feira.

"Seguindo uma petição de orientação da Federação Espanhola, US Soccer e Concacaf... O Conselho recalca o princípio desportivo pelos quais os jogos de um campeonato local devem ser disputados dentro do território do respectivo membro da FIFA", afirmou Infantino em conferência de imprensa.

"O Conselho tem uma posição muito clara a este respeito", acrescentou o dirigente ao encerrar o Conselho da entidade.

As declarações são contrárias aos planos do presidente da LaLiga, Javier Tebas, que se mostrou determinado a continuar os planos para realizar o jogo nos EUA. O confronto está programado para 26 de janeiro de 2019, em Miami.

Os estatutos da FIFA estabelecem o poder de bloquear os planos da LaLiga, podendo tomar a "decisão final sobre a autorização de qualquer jogo internacional ou competição".

Tebas afirmou no último fim de semana que a oposição ao jogo nos EUA, desejado pelos clubes envolvidos, é "cultural".

O Real Madrid demonstrou o desacordo com a ideia, assim como o sindicato de jogadores espanhóis (AFE) e a própria Federação Espanhola.