O grupo empresarial chinês Rastar, que opera no ramo dos materiais plásticos e automodelismo, anunciou hoje que irá tomar posse de mais de 80 por cento das ações do Espanyol, clube da I Liga espanhola de futebol.

O Rastar Group negociou hoje, com dois dos anteriores acionistas-chave do emblema da Catalunha, uma operação que lhe permitirá adquirir entre 45,1 a 56 por cento da participação social, a 78 euros por ação, segundo comunicado da companhia.

Tal operação implicará a injeção de cerca de 45 milhões de euros no Espanyol, após concluída a aquisição, o que irá perfazer um investimento total a rondar os 64 milhões de euros, refere a mesma nota, difundida pela Associated Press.

O diretor executivo da Rastar, Yang Nong, afirmou à agência noticiosa que a injeção em dinheiro será traduzida num novo posicionamento acionista, de modo a que a companhia chinesa assuma 80 por cento do controlo do emblema de Barcelona.

O Espanyol é o décimo classificado da liga espanhola e debate-se com algumas dificuldades financeiras, nomeadamente ao nível da dívida a fornecedores e ao Fisco.

O presidente executivo da Rastar, Chen Yansheng, afirmou ao diário catalão Sport que a prioridade é limpar financeiramente o clube: “As pessoas não têm de se preocupar, estamos muito confiantes na resolução dos problemas e todos poderemos crescer” com o Espanyol.

O Grupo Rastar, sedeado em Guangdong, foi fundado em 1995, como produtores de material em plástico e transformou-se no maior produtor de carros de brinquedo, de controlo remoto, na China, operando ainda no ramo dos brinquedos e dos jogos na Internet.