O treinador da equipa de futebol do FC Barcelona, Pep Guardiola, ostenta 64,3 por cento de triunfos (nove, em 14 jogos) perante o Real Madrid, face ao qual só perdeu uma vez, em vésperas do 15.º embate.

Tendo em conta que três empates aconteceram em eliminatórias ganhas e que o outro manteve a equipa com oito pontos de avanço, na edição transata da Liga espanhola, o único verdadeiro percalço aconteceu na final da Taça do Rei de 2010/2011.

Um golo do internacional português Cristiano Ronaldo, no prolongamento (103 minutos) de uma final disputada em Valência, no Mestalla, impede o que seria um registo “virtualmente” perfeito do jovem técnico catalão.

Guardiola não se tem limitado, porém, a vencer, somando mesmo duas memoráveis goleadas, ambas na Liga espanhola: 6-2 em pleno Bernabéu, em 2008/2009, e a famosa “manita” no Nou Camp, os 5-0 de 2010/2011.

O técnico que orienta o “Barça” desde 2008/2009 conta ainda com mais quatro triunfos por dois tentos de diferença, para um saldo positivo de 19 golos, face aos 32 marcados (mais de dois por jogo) e 13 sofridos.

De resto, o técnico dos catalães está invicto tanto em casa como fora: quatro triunfos e dois empates em Barcelona e cinco vitórias e dois “nulos” em Madrid.

Em termos de Liga espanhola, os números são ainda mais impressionantes, já que Guardiola venceu os cinco primeiros e um total de seis, cedendo apenas um empate, o “tal” com sabor a triunfo, na época passada.