A Liga Espanhola desenvolveu, em colaboração com a Microsoft, um sistema que permite antever as probabilidades de um remate terminar em golo. Essa funcionalidade fica disponível logo a seguir a ação nas transmissões televisivas, avança o El País.

O sistema foi implementado na 22.ª jornada da Liga Espanhola de Futebol e consiste num algoritmo desenvolvido pelo 'Business Intelligence' de LaLiga Tech em colaboração a Microsoft, com o objetivo de melhorar a formar como os espetadores vêm o jogo através dos dados estatísticos.

Alguns golos da 22.ª jornada da Liga Espanhola (Vídeo El País)

Logo que a ação termina, é possível saber qual a probabilidade de o mesmo terminar em golo. Assim saberemos se estamos perante um golo fácil de marcar ou uma situação difícil de acabar em golo.

Através da recolha de 20.000 remates à baliza recolhidos em dois 2.000 jogos, os cientistas analisaram múltiplas variáveis, tanto os remates que terminaram em golo como as que não entraram. Foi também analisada a distância do remate em relação à baliza, o ângulo de visão do rematador, o número de adversários entre a bola e a baliza e ainda a distância entre o rematador e o guarda-redes. Com estas variáveis, os cientistas do projeto 'Beyond Stats', em colaboração com a Microsoft, criaram um modelo, recorrendo a inteligência artificial, que permite calcular as probabilidades de um remate terminar em golo.

O que esta ferramenta tem de diferente é que dá probabilidades distintas aos jogadores, dependendo das suas posições em campo. Por exemplo, um remate feito no mesmo local com as mesmas dificuldades, por um defesa, terá menos hipóteses de terminar em golo se o mesmo for feito por um avançado. Neste aspeto, Karim Benzema está mais perto de marcar perante as adversidades, que Gerard Piquè, por exemplo, escreve o 'El País'.

A cada 0,4 segundos e em função do desenrolar do jogo, a probabilidade de marcar para cada um dos 22 futebolistas vai mudando. Com esta ferramenta, é possível aos adeptos saberem quais os jogadores da sua equipa que estão mais perto de marcar ou decidir o jogo.

Este tipo de estatísticas começa a ser frequente no desporto. No último Open da Austrália, os adeptos puderam saber as probabilidades de um jogador vencer um jogo, a cada ponto ou set conquistado.

Para quem gosta de estatística no futebol, esta ferramenta é muito útil. Através da Movistar+, os adeptos podem seguir os jogos em multicâmera em em vários ângulos, além da estatística em tempo real.