O livro "Cristiano Ronaldo - Orgueil, Gloire et Préjugés" ("Cristiano Ronaldo - "Orgulho, Glória e Preconceitos") vai ter segunda edição em França, a 28 de maio, um ano após o lançamento da primeira edição que vendeu cerca de sete mil exemplares.
O livro foi escrito pelo jornalista português Marco Martins, em conjunto com o repórter desportivo francês Antoine Grynbaum, contendo análises e testemunhos de pessoas próximas de "CR7".
A obra foi atualizada e tem "novos dados sobre a possível vinda ou não do Cristiano Ronaldo para o campeonato francês", disse à Lusa Marco Martins, especulando sobre uma eventual contratação do craque português pelo Paris Saint-Germain em 2016.
"Na primeira versão, as duas hipóteses eram o Mónaco e Paris. Na nova versão inclinamos mais para o Paris Saint-Germain que, em 2016, vai ter a saída de Zlatan Ibrahimovic. Com a saída do galo no poleiro, vão ter que encontrar uma outra figura para o projeto do Qatar. Há só três nomes no espírito dos proprietários [do clube]: Cristiano Ronaldo, Lionel Messi e Neymar", afirmou o jornalista desportivo.
Marco Martins justificou que o livro enumera "episódios passados em 2014 e 2015" que "mostram que ele [Cristiano Ronaldo] pode ser uma hipótese em 2016" para o PSG, recordando o "mal-estar no balneário" e junto do "presidente e da estrutura do Real Madrid" por causa da festa de aniversário após "uma derrota histórica de 4-0 contra o Atlético de Madrid" e em que ficaram excluídos alguns membros do clube.
O livro, cuja primeira edição foi lançada antes do campeonato do mundo de 2014 e cuja tradução em português saiu a 7 de janeiro, conta agora com análises sobre "o fracasso no Mundial" e com "projeções para o Euro2016 em França e para o Mundial 2018 na Rússia".
"Cristiano Ronaldo - "Orgulho, Glória e Preconceitos" quer dar "outra imagem" do capitão da seleção portuguesa dentro e fora das quatro linhas, através de entrevistas a jogadores da "equipa das quinas", como Miguel Veloso, Hugo Almeida, Anthony Lopes e outros jogadores como o francês David Bellion, o antigo internacional francês de origem portuguesa, Robert Pirès e o antigo guarda-redes do Sporting Nuno Santos.
Os autores descrevem ainda o relacionamento do avançado português com os treinadores, como o Sir Alex Ferguson, Bölöni, Carlos Queiroz, Carlo Ancelotti e José Mourinho, o qual "mudou de discurso" desde que saiu do Real Madrid tendo em conta que "quer ser selecionador nacional".
Marco Martins, de 29 anos, nasceu em Viana do Castelo e foi para França aos quatro anos. Trabalha na Rádio França Internacional em Paris, sendo também correspondente do jornal Record.
Comentários