José Mourinho e Cristiano Ronaldo integram uma espécie de “onze ideal”, selecionado com base na votação dos utilizadores do sítio da UEFA da “equipa do ano” ao longo de cada um dos últimos 11 anos.
O treinador do Real Madrid foi escolhido por quatro vezes para “orientar” a “equipa do ano” desde 2001, distinção que nenhum outro treinador obteve, enquanto Ronaldo assegurou a preferência do público por seis vezes, mérito só igualado pelo defesa do FC Barcelona Carles Puyol.
A seguir a Ronaldo e Puyol surgem o guarda-redes do Real Madrid Iker Casillas e o avançado do Arsenal Thierry Henry, escolhidos por cinco vezes, enquanto o atual Bola de Ouro Lionel Messi (FC Barcelona) mereceu tal distinção quatro vezes, as mesmas do que os centrais Alessandro Nesta, do AC Milan, e John Terry, do Chelsea, e do seu colega de equipa Xavi Hernandez.
Desse “onze ideal” consta ainda, entre outros grandes jogadores, o do ex-internacional francês Zinedine Zidane, escolhido três vezes para a “equipa do ano”, tal como os “catalães” Daniel Alves e Andrés Iniesta.
De notar que, no “onze ideal”, montado com base num sistema 4-4-2, Cristiano Ronaldo surge como médio direito, facto que se repetiu durante cinco vezes ao longo dos últimos anos, com exceção da votação de 2011, em que foi colocado pela primeira vez a jogar a avançado.