Depois do prémio ´The Best` para Melhor do Mundo da FIFA, Cristiano Ronaldo já tem outro troféu na mira. O vencedor da Bola de Ouro será conhecido em dezembro, em data a divulgar, mas o português surge como principal favorito ao prémio que voltou a ser atribuído pela ´France Football`.

Messi com vantagem nos golos, Ronaldo ganha nos títulos

Esta será uma luta a dois, mais uma vez, tal como tem acontecido nos últimos anos nos principais troféus individuais. O português leva vantagem nos títulos conquistados em 2017, mas perde em golos marcados. CR7 está a apenas seis tentos do astro argentino. Os cinco jogos de castigo que apanhou depois de empurrar um árbitro em Camp Nou estão a fazer a diferença

Galeria: As estrelas que ficaram de fora dos 30 eleitos que vão discutir a Bola de Ouro
Galeria: As estrelas que ficaram de fora dos 30 eleitos que vão discutir a Bola de Ouro
Ver artigo

Cristiano Ronaldo leva 44 golos apontados até agora no ano de 2017. Tudo começou a 7 de janeiro de 2017, quando o craque fez um dos golos da goleada do Real Madrid sobre o Granada por 5-0. De lá para cá, bisou nove vezes e fez três ´hat-tricks`, num total de 44 golos apontados entre Real Madrid (33) e seleção portuguesa (11).

Na questão dos golos em 2017 a vantagem, para já, é de Messi. O astro argentino leva 50 tentos marcados no ano civil de 2017 (46 deles pelo Barcelona), numa caminhada que começou na derrota do Barcelona ante o Athletic Bilbao por 2-1 (marcou o golo dos culés). Desde esse dia, 05 de janeiro de 2017 até agora, visou por 12 vezes, fez um hat-trick e um ´pocker` com a camisola do Barça. Pela seleção da Argentina, marcou quatro golos, três deles ao Equador na última ronda da qualificação sul-americana ao Mundial2018, o que valeu a formação das ´Pampas` o passaporte para a Rússia.

Empurrão a árbitro em Camp Nou está a ser cara a CR7

Esta vantagem de Messi é explicada pelo eclipse de Ronaldo neste início de época no Real Madrid. O português até começou bem, marcando ao Barcelona na primeira-mão da Supertaça de Espanha, mas acabou expulso nesse encontro, tendo depois empurrado o árbitro. Esse ato irrefletido valeu-lhe cinco jogos de suspensão (um na Supertaça e quatro na Liga Espanhola) e só voltou a jogar pelos merengues na Liga Espanhola na quinta jornada. Ficou em branco, tal como nos jogos com o Alavés e o Espanhol, ou seja, em nove jogos no campeonato espanhol, Cristiano Ronaldo tem apenas um golo marcado. Algo que não condiz com os números que tem vindo a apresentar nos últimos dez anos. É verdade que neste período fez cinco golos em três jogos na Liga dos Campeões, mas viu o seu ´rival` Messi disparar no número de golos.

Messi com arranque de sonho, CR7 tem de recuperar

O astro argentino está a ter um início de época muito forte, tal como a equipa do Barcelona. Leva 15 golos marcados em apenas sete jogos, distribuídos da seguinte forma: Liga Espanhola (11), Liga dos Campeões (3) e Supertaça de Espanha (1).

Se nos números individuais a vantagem está do lado da ´Pulga`, nos títulos é CR7 quem lidera. Neste 2017, Cristiano Ronaldo venceu a Liga dos Campeões, a Liga Espanhola, a Supertaça de Espanha e ainda a Supertaça Espanhola. Já Messi só venceu a Taça de Espanha.

Ronaldo entre os 30 nomeados para a Bola de Ouro
Ronaldo entre os 30 nomeados para a Bola de Ouro
Ver artigo

Até ao encerramento das votações, Cristiano Ronaldo tem nove jogos em novembro e seis em dezembro pelo Real Madrid para fazer golos e aproximar-se ou mesmo ultrapassar Messi. Pelo meio há dois jogos amigáveis de Portugal.

Em 2016, ano que o prémio voltou a ser atribuído pela ´France Football` depois da separação com a FIFA, Cristiano Ronaldo foi o grande vencedor, juntando assim ao prémio ´The Best` que tinha gano da FIFA. CR7 venceu com 745 pontos, contra 316 de Messi e 198 de Antoine Griezmann. Tudo indica que voltará a fazer o mesmo em 2017.

As diferenças entre a Bola de Ouro e o ´The Best` da FIFA

Apesar de se Ronaldo ser favorito, há diferenças nos critérios de votação e no período a que o prémio diz respeito e que podem ser decisivos na escolha do Melhor do Mundo para a revista francesa ´France Football`.

A primeira diferença diz respeito ao rendimento dos nomeados. Enquanto o prémio ´The Best` da FIFA é atribuído ao melhor jogador da temporada, que vai de 20 de novembro de 2016 e 2 julho de 2017, a Bola de Ouro tem por base o ano civil de 2017. Ou seja, para o prémio da FIFA não contou a prestação dos nomeados no início desta época, algo que será levado em conta na Bola de Ouro da ´France Football`.

No que toca a votação, também há diferenças. Enquanto que no prémio ´The Best`, os votos foram atribuídos pelos selecionadores, capitães de seleções, jornalistas de cada país filiado na FIFA e votos dos internautas no site oficial do organismo, a votação para eleição da Bola de Ouro, é um pouco diferente. A ´France Football` coloca o poder nas mãos da imprensa especializada: 193 jornalistas elegem três jogadores da lista de 30 (já divulgada), atribuindo 5, 3 e 1 ponto a cada um dos futebolistas selecionados.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.