Carles Puyol, antigo capitão e até agora adjunto da direção técnica de futebol do FC Barcelona, anunciou hoje a decisão de terminar a sua relação laboral com o clube, depois da destituição do diretor desportivo Andoni Zubizarreta.

“Quero anunciar que decidi dar por finalizada a minha relação laboral com o FC Barcelona. Estes três meses e meio deram-me a oportunidade de ver o outro lado do clube. Aprendi muito, estou muito agradecido e, agora, quero experimentar outras coisas, a partir de outra perspetiva e outros lugares”, disse o ex-futebolista em comunicado publicado na sua conta oficial do Facebook.

O anúncio de Puyol acontece três horas e meia depois do “Barça” ter comunicado a destituição de Andoni Zubizarreta como diretor para o futebol.

No entanto, aquele que foi o capitão “culé” até à temporada passada deixou a porta aberta a um eventual regresso, referindo que “oxalá possa regressar” ao clube e devolver à instituição tudo o que lhe deu nos “anos inesquecíveis” em que representou os catalães.

“Gostava de poder despedir-me de todos com as chuteiras calçadas, mas a vida não é sempre como desejamos”, concluiu o ex-futebolista, de 36 anos.

O FC Barcelona demitiu hoje o diretor desportivo Andoni Zubizarreta, na sequência da sanção imposta pela FIFA ao clube de futebol espanhol, que está proibido de contratar novos jogadores.

Na terça-feira, o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) ratificou o castigo ao FC Barcelona, que fica impedido de inscrever novos jogadores nas duas próximas janelas de transferências, devido a irregularidades na contratação de futebolistas menores, punida pela FIFA.