O Real Madrid vai ser o primeiro clube a abrir escolas de futebol para crianças na Indonésia, com sócios do país, com o objectivo da modalidade contribuir para o desenvolvimento, indicou esta quinta-feira fonte da organização.

Os “merengues”, cuja equipa principal é treinada pelo português José Mourinho, irá trabalhar conjuntamente com a Liga Educativa Indonésia, que dirige as ligas de futebol não profissionais no país.

O director da instituição, Toho Cholik, explicou à agência de notícias espanhola EFE que as cidades de Banda Aceh (Sumatra), Yogyakarta e Surabaya (Java), Saraminda (Kalimantan), Makassar (Célebes) e Jayapura (Papua Ocidental) estão interessadas em albergar escolas do Real Madrid.

A contribuição do Real Madrid para estes centros será técnica, desde a definição do modelo de escola à assistência e formação de treinadores e jogadores, enquanto o financiamento ficará a cargo, integralmente, dos sócios locais.

Os centros vão ter o nome de “Escolas de futebol para a Integração Social na Indonésia Real Madrid” e está previsto que comecem a sua actividade a partir de Julho.

A intenção é que cada escola concentre 100 jovens com idades entre os seis e os 17 anos, metade dos quais raparigas e pretende “utilizar o futebol como instrumento para a educação”, apontou Toho Cholik.

Além do carácter social do projecto, as escolas têm um objectivo futebolístico, já que aqueles que demonstrarem melhores dotes de jogador, podem vir a realizar um estágio de um ano e treinar na cidade desportiva de Madrid.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.