O técnico holandês, Johan Cruyff, voltou a criticar as opções de José Mourinho depois dos acontecimentos no último clássico espanhol entre Real Madrid e Barcelona. Para o antigo treinador do Barcelona, o técnico português «não é treinador de futebol».

«Mourinho não é um treinador de futebol, mas de títulos. Não é um técnico de futebol se olharmos para este desporto como um espectáculo para os adeptos, seja no estádio ou em directo», começou por dizer Cruyff.

A antiga glória holandesa criticou as escolhas de Mourinho no último clássico, considerando que não é natural este tipo de opções no Santiago Bernabéu. Mourinho optou por colocar em campo sete defesas frente à equipa de Pep Guardiola.

«Quem joga em casa com sete defesas tem muito medo. O Bernabéu não permite uma gestão deste tipo dos seus treinadores».

Cruyff acusa ainda Mourinho de disfarçar o Real Madrid «de equipa menor» e considera que a equipa merengue devia ter jogado mais ofensivamente.

«Mourinho faz com que a equipa jogue com 10 contra 11 do Barça. O Barcelona consegue superar esta forma de jogar, porque o Real insiste em disfarçar-se de equipa menor, jogando atrás, e assim é normal que ocorra outra expulsão na equipa merengue».

O internacional português Pepe realizou uma excelente exibição frente ao Barcelona, a actuar no meio campo do Real Madrid. Na opinião de Cruyff, o luso-brasileiro não deveria permanecer na posição do meio-campo, por considerar que Pepe corre o risco de vir a ser expulso.

«Se o Pepe ficar na mesma posição, com as mesmas funções, será normal que não termine a partida».

O mestre do «tiqui-taka», Johan Cruyff, deixou ainda alguns conselhos aos jogadores do seu pupilo, Pep Guardiola.

«Tenho uma solução simples mas efectiva: há que trocar a bola mais rápido, por muito mal que esteja o piso e jogar de igual forma posicional que contra 11. Nada de recuar a bola, tentar preencher todos os espaços. Desta forma é possível transparecer a superioridade numérica em campo».

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.