O Real Madrid teve hoje de suar para se superiorizar na receção ao Leganés (3-2), com reviravolta, num encontro da 29.ª jornada da Liga espanhola de futebol, e alcançou, provisoriamente, o FC Barcelona na liderança.

Em Madrid, o francês Kylian Mbappé adiantou os 'merengues' na partida, quando decorria o minuto 32, da marca de penálti, mas os ‘pepineros’ conseguiram passar para a frente do marcador ainda antes do tempo de intervalo, por culpa dos golos de Diego Garcia (33) e Dani Raba (41).

No segundo tempo, o inglês Jude Bellingham, aos 47, repôs nova igualdade, com Mbappé (76), uma vez mais a ‘vestir a capa’ de herói do Real e a aparecer para 'bisar'.

Desta forma, a equipa comandada pelo transalpino Carlo Ancelotti, segunda posicionada, passa a somar os mesmos 63 pontos do líder FC Barcelona, que, no domingo, será anfitrião do Girona (13.º).

Mais longe dos rivais e da luta pelo título ficou o Atlético de Madrid, terceiro, com 57, face ao terceiro jogo seguido sem vencer na competição, depois de empatar 1-1 em casa do Espanyol.

Um golo de César Azpilicueta, aos 38 minutos, deu a vantagem ao Atlético de Madrid, mas a equipa orientada pelo argentino Diego Simeone cedeu o empate num penálti infantil cometido por Clément Langlet e convertido por Javi Puado, aos 71.

O encontro ficou marcado pelo registo histórico do avançado francês do Atlético de Madrid Antoine Griezmann, que ultrapassou o argentino Lionel Messi e ficou sozinho como o jogador estrangeiro com mais jogos na LaLiga.

Antoine Griezmann passa a somar um total de 521 jogos, contabilizados os realizados ao serviço do Atlético de Madrid – no qual é também o seu melhor marcador -, FC Barcelona e Real Sociedad.

Griezmann lidera o ranking do maior número de jogos de jogadores estrangeiros na LaLiga, seguido de Messi, com 520 pelo FC Barcelona, do francês Karim Benzema, com 439 pelo Real Madrid, do croata Iván Rakitic, com 438 entre FC Barcelona e Sevilha, e do brasileiro Dani Alves, com 436, também entre as duas equipas.

No primeiro jogo do dia, a Real Sociedad regressou aos triunfos após duas derrotas e um empate, ao vencer em casa por 2-1 o lanterna-vermelha Valladolid, que não ganha há 10 jornadas (nove derrotas e um empate).

A Real Sociedad, que soma 38 pontos e está a seis dos lugares europeus, chegou à vantagem de 2-0, com golos de Mikel Oyarzabal e Sergio Gomez, aos 23 e 68 minutos, respetivamente, tendo o Valladolid reduzido por Juanmi Latasa, aos 90+3.